Atividades e Dinâmicas para os primeiros dias de aula

Primeiro dia de aula
Essas atividades foram preparadas pelo Colégio Augusto Laranja e visam reforçar a integração:

Vamos brincar de massinha? (1º e 2º ano)

1. Divida os alunos em duplas e distribua massas de modelar.
2. Peça que criem objetos que serão usados ao longo do ano. Exemplo: lápis, caneta, caderno.
3. Promova a apresentação dos trabalhos e a troca de ideias.

Troca de presentes (1º ao 3º ano)
1. Distribua papel, lápis de cor e canetinhas aos alunos.
2. Solicite que façam um desenho para retratar a importância da amizade.
3. Explique que cada desenho se transformará em um presente para o colega que acabou de conhecer.
4. Promova a troca de desenhos e aborde a importância de fazer novas amizades.

[adToAppearHere]

 

Pintura coletiva (4º e 5º ano)

1. Providencie tintas atóxicas, pincéis, rolinhos e papel de parede branco.
2. Reserve um espaço na sala ou no pátio para aplicar o papel de parede.
3.Sugira a pintura coletiva do painel de acordo com um tema. Exemplo: O que esperam de 2011?

Dinâmica do pirulito (3º e 4º ano)


1
. Providencie pirulitos em número suficiente para os alunos.
2. Peça que segurem o doce com a mão direita e mantenham o braço esticado.
3. Sinalize para que abram o pirulito, mas alerte que não será permitido mover o braço direito.
4.Após diversas tentativas, mostre que só é possível abrir com a ajuda do colega e que ele também terá que fazer o mesmo para ajudar o outro.

 

Autorretrato (4º e 5º ano)


1
. Distribua para cada aluno uma bexiga e peça que encham.
2. Em seguida, entregue canetinhas coloridas e solicite que cada um desenhe o seu rosto na bexiga.
3. Após concluir o desenho, os alunos deverão jogar a bexiga para cima.
4. Dê um sinal para que cada aluno pegue no ar a bexiga de um colega.
5. Faça uma roda e solicite que cada aluno adivinhe de quem é o autorretrato.
6. Caso não acerte, o aluno que desenhou deverá se apresentar, falar seu nome e dar um abraço no colega.
7. Dê continuidade até que todos se apresentem.

[adToAppearHere]

Árvore dos sonhos (1º ao 5º ano)


1
. Em um papel pardo ou cartolina represente uma árvore. Você poderá afixála em um painel em sala de aula ou no pátio.
2. Na parte superior da árvore, escreva uma pergunta. Exemplo: Como você gostaria que fosse 2015?
3. Distribua um papel com o molde de uma folha de árvore.
4. Peça para que escrevam o que esperam de melhor para o ano letivo. Exemplos: amizades sinceras, boas notas etc.
5. As crianças deverão afixar suas folhas com os desejos na árvore

Da ordem ao caos (4º e 5º ano)


1.
Combine com a turma que, quando você bater palmas, todos deverão parar imediatamente as atividades solicitadas.
2. Peça que cantem ao mesmo tempo uma música para o companheiro ao lado.
3. Bata palmas e sugira nova atividade: que todos cantem ao mesmo tempo uma música para o grupo.
4. Bata palmas novamente e escolha um aluno para cantar para a classe.
5. Mostre para as crianças as diferenças entre a ordem e o caos. Enquanto todos cantavam ao mesmo tempo, ninguém se entendia e a situação gerou desconforto. Já quando apenas um aluno cantou e os demais pararam para escutar, a ordem foi estabelecida.

Contrato pedagógico


1.
Reúna a turma e questione sobre boa convivência, respeito, expectativas para o ano letivo etc.
2. Estimule a reflexão e a troca de ideias. A partir das respostas, construa um contrato, que será revisto e reestruturado semanalmente ou sempre que houver necessidade.

Crachá
Materiais:
Tampas de lata ou vidro
Marcador permanente
Miçangas
Cola quente
Alfinete grande
1 pedaço de manta acrílica ou espuma
1. Cole a manta acrílica na parte de trás da tampa.

 

 

 

2. Cole o alfinete na manta. Enfeite com miçangas e escreva o nome do aluno com o marcador permanente.

 

 

 

 


Casinha com mensagem de boas vindas
Materiais:
Papel cartão branco pintado de amarelo brilhante
Papel cartão branco pintado de vermelho brilhante
1 pedaço de fita
1 pedaço de papel color set ou cartolina colorida
Cola branca
Tesoura

 

1. Recorte os papéis cartão de acordo com o molde. Monte a casinha.

 

 

 

 

 

 

2. Coloque o cartão de boas vindas dentro da casinha. Cole o telhado e amarre a fita na porta.

 

 

Fonte: http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/82/artigo208937-5.asp

Você pode gostar...

Comente esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *