Catedral: uma banda para se ouvir por toda a vida

 Júlio, Kim, César (In memorian), Guilherme

catedral

A perfeita sincronia entre entre voz, melodia e letras preenchidas com um alto teor de inteligência e sabedoria, a Banda Catedral se apresenta como uma banda alternativa à falta de coerência e valor melódico e conteudista que a música atual vive. A verdade é que Catedral tem a idiossincrasia de ser uma banda que conseguiu manter e produzir álbuns primorosos, com sensibilidade ao amor, eloquência à crítica social e veemência para fazer paralelos com a vida em forma de canção.

[adToAppearHere]

Apesar de toda polêmica envolvendo comparações entre ela e Legião Urbana, bem como a saída da banda de um mercado tido como “gospel” e fechado para um mercado popular e aberto, Catedral consegue conquista a público de ambos os seguimentos. É possível conhecer pessoas que gostam do Pink Floyd e do Catedral, bem como da Aline Barros e do Catedral. O motivo para isso se dá pelo fato de que a banda consegue falar de Deus sem ser taxativa ou religiosa a ponto de afastarem pessoas de religiões diferentes da dos membros da banda ou pelo fato de que ela consegue ser uma banda crítica à problemas políticos sociais sem precisar fazer uso de palavrões ou ideologia políticas primárias postas como universal.

O anúncio do término da banda representa uma lacuna no cenário musical do Brasil. Há em muitos a expectativa de que a Banda Catedral dê um até logo e não um adeus e que esse DVD comemorativo a 25 anos de carreira não seja o último da banda. Ainda queremos ouvir músicas que nos leve a pensar em Deus como Chame a Deus, Asfixia, Você, ou quem sabe, músicas que possamos colocar como trilhas amorosas como Estações, Quem disse que o amor pode acabar, Balada de uma saudade, ou quem sabe ainda, a termos pensamento crítico com em Mundo vazio, Drogas, Meu país, Vidros e diamantes e Terceiro mundo.

55932151

Mas, contudo, mesmo que a banda não volte, ela já conseguiu o seu espaço na história da música brasileira e tem a peculiaridade de não ser uma banda efêmera como muitas que conseguem mais espaço na mídia do que ela, e como o título desse artigo diz: Catedral: uma banda para se ouvir por toda a vida.

[adToAppearHere]

Comente esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *