Livro ajuda a falar sobre a morte com as crianças – O Incrível Zé

Livro ajuda a falar sobre a morte com as crianças

http://psicologiaacessivel.net/

A morte é um tema muito delicado, mesmo para adultos. Em alguns casos é difícil compreender e aceitar a finitude da vida, a separação, a perda. É difícil até mesmo conversarmos sobre o tema quando ainda nem perdemos algum ente querido. Preferimos nos agarrar à sensação de que a morte é um acontecimento distante de nosso cotidiano e que não precisaremos lidar com isso tão cedo.

[adToAppearHere]

Ainda bem que não precisamos passar nossos dias refletindo sobre nossa própria morte (ou a das pessoas que nos cercam), isso significaria uma vida extremamente angustiante, mas é fato que em algum momento precisaremos falar ou pensar sobre.

Talvez, se desde crianças aprendêssemos a lidar com o tema “morte”, as coisas poderiam ser menos dolorosas na vida adulta. É claro que nunca será algo tranquilo, mas nossa preparação emocional diante de certos eventos pode fazer toda a diferença.

Este livro, escrito por Frei Betto, propõe a discussão e a reflexão com as crianças sobre este tema. Apesar de o autor ser um líder religioso, a religião não é o foco do livro. Aliás, ele trata as escolhas religiosas com muita naturalidade em sua história, explicando ainda sobre a liberdade que as pessoas tem para escolherem acreditar ou não em determinadas crenças e até na vida após a morte.

O foco mesmo da narrativa é provocar a reflexão sobre a finitude da vida, a separação e a perda de entes queridos. Na história, uma garotinha acostumada a gostosos passeios aos domingos na casa dos avós, descobre que o avô está doente. Esse, começa então a explicar para a neta sobre a morte, citando ainda o porquê de aqueles que são mais velhos precisarem partir para darem lugar aos que irão “florescer”. O livro explica também sobre pessoas que morrem jovens, em acidentes por exemplo.

O que o autor de Começo, meio e fim propõe é que a criança seja vista como um ser capaz de compreender e lidar com o tema, uma vez que tentar poupá-las do sofrimento por meio de evitamento, mentiras (como dizer que a pessoa que faleceu foi viajar), pode não ser a melhor maneira de ensinar os pequenos a trabalharem suas emoções.

Captura de tela 2015-07-01 18.44.46

O livro foi publicado pela Editora Rocco e pode ser encontrado no site da própria editora (clique aqui).

Começo, meio e fim
Autor: Frei Betto
Ilustração: Vanessa Prezoto
Assuntos: infantil, rocco pequenos leitores

Autora do texto: Ane Caroline Janiro

Fonte: http://psicologiaacessivel.net/2015/07/01/livro-ajuda-a-falar-sobre-morte-com-as-criancas/

[adToAppearHere]


Se esta postagem foi útil para você, COMPARTILHE-A com seus amigos e CURTA a nossa página no Facebook

Comente esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *