Referencial sobre Avaliação da Aprendizagem de Alunos com NEE

O “Referencial de Avaliação de Aprendizagem de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais” é o resultado de uma ação conjunta da equipe da Divisão de Orientação Técnica – Educação Especial (DOT – Educação Especial) e das equipes dos Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI).

A equipe responsável por sua elaboração foi composta de 18 profissionais que, durante o processo, puderam constatar a complexidade da tarefa proposta, pois se depararam com diferentes perspectivas conceituais sobre avaliação e práticas da avaliação da aprendizagem; formas distintas para identificar os saberes dos alunos com necessidades educacionais especiais. Além disso, deveriam cotejar o material com a legislação do sistema de ensino de São Paulo, fornecendo condições exeqüíveis tanto legais quanto pedagógicas para a realização de avaliações da aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais em classe comum.

O processo abrangeu a definição de eixos para a elaboração do material, seguida da divisão da equipe em quatro subgrupos para desenvolvimento do texto. As tarefas, então, consistiram em realizar pesquisa bibliográfica, bem como leituras e sistematização escrita de pontos considerados pelos responsáveis por sua elaboração como os principais. Depois, muitas leituras, revisões e debates foram efetivados ao longo dos meses de outubro de 2006 a abril de 2007, de início, periódicos e presenciais e, no final, esporádicos e a distância. (…)

Texto retirado do material citado.

CLIQUE E FAÇA O DOWNLOAD DO MATERIAL

FONTE: http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/

Você pode gostar...

Comente esta postagem

2 Resultados

  1. Ailma Batista Araujo disse:

    Adorei o texto muito me servira. Parabens a toda equipe

  2. FRANCISCA ELIZETE MARQUES DA COSTA disse:

    Olha é muito vasto o estudo na área pedagógica , gostaria de realizar um mestrado preparatório para palestrante de psicopedagogia em variados temas educacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *