[DOWNLOAD] Livro ESTÓRIAS QUILOMBOLAS – O Incrível Zé

[DOWNLOAD] Livro ESTÓRIAS QUILOMBOLAS

Denomina-se cultura afro-brasileira o conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade. A cultura da África chegou ao Brasil, em sua maior parte, trazida pelos escravos negros na época do tráfico transatlântico de escravos. Traços fortes da cultura africana podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira, como a música popular, a religião, a culinária, o folclore e as festividades populares.

Desde os mais remotos tempos da humanidade, a “contação” de estórias constitui um poderoso meio de transmissão de conhecimento. Nas culturas tradicionais, as estórias informam e formam as futuras gerações. Relatam um passado de luta, de adversidade, de resistência dos nossos ancestrais. Contadas nos mais diversos espaços e ambientes, as estórias constituem um poderoso meio de difusão e perpetuação de conhecimentos, valores e crenças. A assombração da Gema da Bahia, O tambor de Mina, São José e Nossa Senhora em Congonhas do Campo, Oxum e a cura da tia Maria da Fé, O Maçambique, O homem que virava onça constituem importantes seres, cenários e cenas de histórias contadas e ouvidas em quilombos.

Você já foi a um Quilombo? Muitas pessoas não apenas nunca foram como também desconhecem o modo de vida das pessoas que vivem em comunidades remanescentes de Quilombos. (…)

CLIQUE PARA ACESSAR O ARQUIVO DE DOWNLOAD

FONTE DO TEXTO E DO ARQUIVO: http://etnicoracial.mec.gov.br/


Acredito que este tipo de material irá ser muito útil em sala de aula.

Os objetivos destes textos é ressaltar a importância dos contos, orais e escritos, africanos e afro-brasileiros, destacando-os como marcas das experiências humanas de um povo ao longo dos tempos. São narrativas com rosto africano.

A história e a memória de vários povos africanos adentram e permanecem como parte de nossa cultura. Cultura essa materializada, em especial, na literatura oral expressa pelos mitos, lendas, provérbios, contos etc., ou, ainda, servindo como base da literatura escrita desta natureza.

Você pode gostar...

Comente esta postagem

2 Resultados

  1. Jandira Soares da Silva disse:

    A divulgação da realidade quilombola que voces fazem é muito bacana!!

  2. luzia disse:

    sou quilombola nasci em quilombo me liga cel: (27) 998176611 (27) 31110795

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *