[DOWNLOAD] A Alfabetização criança com deficiência: uma proposta inclusiva

O conteúdo desse caderno busca discutir sobre educação especial na perspectiva da educação inclusiva para ampliar, potencializar as possibilidades de ensino e orientar a utilização de jogos e brincadeiras em contextos inclusivos de alfabetização.

Apesar de a educação especial envolver outras áreas, tais como altas habilidades e transtornos globais do desenvolvimento, trataremos especificamente da alfabetização de crianças com deficiência de ordem motora, cognitiva e sensorial (visual ou auditiva)1 . Para isso, vamos sugerir estratégias que você, professor, pode fazer para assegurar os direitos de aprendizagem de todas as crianças, na perspectiva inclusiva.

Assim, os objetivos deste caderno são:

• compreender e desenvolver estratégias de inclusão de crianças com deficiência visual, auditiva, motora e intelectual, no cotidiano da sala de aula;

• criar um ambiente alfabetizador, que favoreça a aprendizagem das crianças em espaços comuns;

• conhecer a importância do uso de jogos e brincadeiras no processo de apropriação do sistema alfabético de escrita, analisando jogos e planejando aulas em que os jogos sejam inclusivos, aplicados como recursos didáticos.

DOWNLOAD –> BAIXAR AQUI

Fonte: MEC

Você pode gostar...

Comente esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *