Sugestões de atividades para alunos do 2º – CONFIRAM!

Segundo o MEC, em consonância com a Constituição Federal,

Ser alfabetizado é um direito social constituído e conquistado historicamente. Assim, na medida em que no Brasil, política e pedagogicamente, cada criança tem o direito fundamental de estar alfabetizada até os oito anos de idade, isto exige que todos – professores, gestores educacionais nas diferentes esferas do poder e a sociedade civil – assumam o compromisso e a responsabilidade de zelar no sentido de que todas as crianças, de fato, se beneficiem desse direito de forma igualitária.

1. PLANEJAMENTO

Por que é importante planejar o fazer didático? O planejamento norteia a prática pedagógica. A ação pedagógica deve ser planejada a partir das metas estabelecidas para cada turma, tomando por base os conhecimentos que se tem acerca da turma e de cada um dos alunos.

No processo de alfabetização e letramento, o planejamento de atividades estruturadas de oralidade, leitura, escrita e reflexão sobre a língua deve ter por base a Proposta Pedagógica da escola, bem como: a intencionalidade do professor, o interesse dos alunos, a interação entre aluno/alunos e entre adultos/alunos, as formas de agrupamento, o tempo, o espaço, os materiais didáticos, a avaliação, as propostas e intervenções do professor.

2. AVALIAÇÃO

Por que avaliar no início do ano letivo? A avaliação inicial é um dos recursos de que o professor dispõe para conhecer as hipóteses que os alunos, em processo de alfabetização, possuem sobre a linguagem escrita (leitura e escrita).

Além disso, a realização de avaliações periódicas de leitura e de escrita, seguidas de registros, fornecem informações importantes para o planejamento das atividades e orientam as estratégias de mediações. Contribui para que o professor defina parcerias produtivas para o trabalho em duplas e em grupos e proponha intervenções adequadas para cada aluno.

BAIXE O ARQUIVO COMPLETO AQUI

Fonte: Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza-CE

Você pode gostar...

Comente esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *