Sugestões de Atividades para alunos pré-silábicos

1. Disponibilizar para cada aluno o crachá com a escrita do seu nome (letra de forma de um lado e cursiva do outro). Ensinar aos alunos onde termina e onde começa a escrita do nome, destacando o som da letra inicial e da final.

2. Fazer a chamada dos alunos utilizando material escrito como apoio (no caso, os crachás dos alunos). O encaminhamento pode e deve variar. Exemplo:

 Você lê e mostra os crachás procurando destacar alguma informação sobre a escrita dos nomes.

 Você mostra o crachá e desafia a turma (ou um aluno) a ler o nome nele registrado (dê dicas que destaquem elementos da escrita dos nomes e/ou forneça informações sobre a mesma)

Male Student Working At Desk In Chinese School Classroom

Male Student Working At Desk In Chinese School Classroom

3. Escrever os nomes dos alunos no quadro construindo uma LISTA (se preferir esta lista pode ser escrita no quadro com antecedência).

Desafiar os alunos a identificarem alguns nomes na lista (contar as letras, verificar se há repetição de letras, identificar nomes que começam com a mesma letra, procurar nomes que possuam a mesma quantidade de letras).

 Entregar letras soltas para que os alunos possam reconstruir alguns dos nomes da lista – pode ser os nomes dos alunos que faltaram, os nomes começados ou terminados com determinada letra escolhida pelo professor (ditar os nomes).

4. Entregar aos alunos a lista de chamada xerocada, estimulando a realização de antecipações sobre o conteúdo da lista, assim: “temos aí uma lista; será lista de quê? Alguém já descobriu o seu nome? Descobriu o nome de algum colega? Vamos ver quem consegue encontrar onde está escrito o nome do(a)…” etc.

BAIXE O ARQUIVO COMPLETO

Fonte: Sec. Mun. Educação de Fortaleza-CE

Você pode gostar...

Comente esta postagem

1 Resultado

  1. Rosania Rebelo disse:

    Eu , Rosania Rebelo , só autora de uma proposta psicopedagogia, inclusive publicada em alguns site da internet, sobre o Tema. Gostaria que fossem vistas com atenção as minha publicações , que são mais antigas as que estão neste blog e, neste sentido, que sejam feitas as devidas referências ao meu trabalho. Trata-se de uma Proposta Psicopedagogica para Aprendizagem da Leitura e da Escrita, através do próprio nome, contextualizada no Modelo Sistêmico Construtivista”. Informo que até as propostas de atividades são as mesmas.
    Atenciosamente
    Rosania Rebelo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *