Sugestões de Atividades para alunos silábicos-alfabéticos

HIPÓTESE SILÁBICA-ALFABÉTICA CARACTERÍSTICAS DO ALUNO SILÁBICO-ALFABÉTICO

• Este nível marca a transição do educando da hipótese silábica para a hipótese alfabética. Ora ele escreve atribuindo a cada sílaba uma letra, ora representando as unidades sonoras menores, os fonemas;

• Inicia a superação da hipótese silábica;

• Reconhece o som das letras;

• Surge a adequação do escrito ao sonoro;

• Consegue combinar vogais e consoantes numa mesma palavra, numa tentativa de combinar sons, sem tornar, ainda, sua escrita socializável.

QUANDO A CRIANÇA SE ENCONTRA NA HIPÓTESE SILÁBICA-ALFABÉTICA DE ESCRITA PODEMOS TRABALHAR AS SEGUINTES ATIVIDADES:

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

1. Ditado:

 Entregar aos alunos uma lista com os seus nomes;

 Desafiar os alunos a anteciparem o conteúdo desta lista: “o que temos escrito aí? Por que vocês acham que trata disto? Todos os nomes começam iguais? Todos os nomes têm o mesmo número de letras? E o mesmo número de sílabas?” etc;

 Ditar três nomes da lista;

 O aluno deverá encontrá-los na lista que tem em mãos e circulá-lo.

A seguir, escrever o nome no quadro e orientar os alunos para a revisão. Para que essa atividade seja possível a todos os alunos, é importante fornecer algumas dicas, como: “o nome começa com a letra C; termina com a sílaba NA; tem 4 sílabas; começa com a sílaba CA; o nome é CAROLINA; agora vamos escrever outras palavras que iniciam com a sílaba CA; que outras palavras também terminam com a sílaba NA?”

2. Ditado em dupla:

 Separar a turma em duplas (tendo o cuidado de agrupar um aluno que se encontra na hipótese silábico-alfabético com outro que esteja na hipótese alfabética);

 Um aluno dita a palavra para que o outro escreva (selecionar as palavras já trabalhadas pelo grupo);

 Após o ditado das palavras, os dois irão corrigir as palavras escritas, a partir da lista escrita no quadro pelo professor (a).

BAIXE O ARQUIVO COMPLETO

Fonte: Sec. Educ. Fortaleza

Você pode gostar...

Comente esta postagem

3 Resultados

  1. Katia TAagiani Azambua Siveira disse:

    Muito bom!

  2. Eliana Drumond disse:

    Muito bom o conteúdo. Vou trabalha-lo com minha filha que tem atraso cognitivo. Ela tem 14 anos e já está juntando as sílabas.

  3. Luiza disse:

    Ótimas dicas,parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *