Sugestões de atividades para alunos silábicos (QL e QT) – O Incrível Zé

Sugestões de atividades para alunos silábicos (QL e QT)

HIPÓTESE SILÁBICA CARACTERÍSTICAS DO ALUNO SILÁBICO

• Começa a ter consciência de que existe alguma relação entre a pronúncia e a escrita;

• Escrita com marcas correspondendo a grafemas e a fonemas (pauta sonora);

• Estágio de quantidade: a preocupação é exclusivamente quantitativa, então coloca qualquer letra para representar as sílabas;

• Estágio de qualidade: demonstra preocupação com as correspondências entre escrita e pauta sonora, colocando letras que tenham relação com os sons representados;

• Supõe que a escrita representa a fala;

• Tenta fonetizar a escrita e dar valor sonoro às letras;

• Pode ter adquirido, ou não, a compreensão do valor sonoro convencional das letras;

• Supõe que a menor unidade da língua seja a sílaba;

• Supõe que para cada sílaba oral corresponde uma letra ou um sinal;

• Em frases, pode escrever uma letra para cada palavra.


SUGESTÕES DE ATIVIDADES

1. Entregar aos alunos fichas com os seus nomes. Eles deverão recortar as sílabas que compõem os seus respectivos nomes, misturá-las sobre a carteira e recompor os nomes, colando no caderno ou em outro material. Se for necessário, mostrar o nome do aluno para que ele faça a revisão e as alterações necessárias antes de colar no caderno.

 Orientar os alunos a falarem seus respectivos nomes, pausadamente, contando cada sílaba pronunciada;

 Todos deverão dobrar seus crachás, de acordo com o número de sílabas (o professor deverá observar cada aluno e fazer as intervenções necessárias);

 Os alunos deverão cortar e misturar as sílabas reorganizando-as, formando o seu nome e colando-o no caderno ou em outro material;

 O professor deverá registrar no quadro, com a participação dos alunos, os nomes que têm sílabas iguais destacando-as. Após destacar as sílabas, chamar atenção para as letras necessárias à escrita das mesmas.

2. Preparar fichas com a escrita dos nomes dos alunos faltando a 1ª sílaba ou a sílaba final:

 Organizar os alunos em roda;

(Infelizmente o arquiv completo foi perdido)

Fonte: Sec. Mun. Educação de Fortaleza – CE

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  1. Gostei muito deste trabalho… ONG HNS (DPC) Independente TO in BR

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