Como fazer MÁSCARAS AFRICANAS

Máscaras são um adereço divertido e indicado para celebrações, quer sejam elas o Carnaval, Halloween ou outras festas temáticas. Algumas pessoas também gostam de usar máscaras na decoração de suas casas e, no Brasil, algumas acreditam que as máscaras africanas afugentam espíritos ruins.

  • Se você pretende criar uma máscara africana resistente, um material que poderá utilizar é o papel machê, muito simples de fazer, sobretudo se você seguir as instruções deste artigo.

    Imagem: educartblog.blogspot.pt


 

  • Faça sua máscara de papel machê e aguarde que o papel seque. Em seguida faça mais um pouco de papel machê e lhe dê a forma de um nariz comprido e largo no final, e uns lábios bem grossos e olhos esbugalhados. Cole esses elementos na máscara.

    Imagem: b3ta.com


 

  • Depois de todo o papel machê secar, você terá em suas mãos uma máscara pronta a ser decorada da forma que quiser. Neste caso, para manter o realismo, a decoração será semelhante à das máscaras africanas.

    Imagem: escoladomingos.blogspot.pt


  • Pesquise na internet várias imagens de máscaras africanas, para se inspirar nas cores e formas que pretende criar na sua.

    Imagem: allposters.co.uk

 

 

 


 

  • A nossa dica é que comece por pintar a máscara de papel machê com tinta marrom, utilizando um pincel de cerdas duras. Assim você irá simular o efeito da madeira nessa máscara.

    Imagem: donmichaeljr.com


 

  • Com um outro pincel e tinta preta, pinte o nariz, lábios e olhos da máscara, para que ela aparente estar com olhos fechados, algo muito observado em máscara africanas. Se preferir olhos abertos, simplesmente pinte a área dos olhos de branco e desenhe um circulo preto preenchido no meio.

    Imagem: genuineafrica.com


 

  • Agora que tem o rosto desenhado na máscara, está na hora de o decorar, tal como algumas tribos africanas fazem em seu rosto e corpo.

    Imagem: iseu-tribos.blogspot.pt

 


 

  • Existem várias formas de decoração de uma máscara africana: você poderá desenhar listras coloridas nas bochechas e testas ou potinhos brancos em redor de todo o rosto. Faça como preferir, pois as máscaras africanas são distintas entre si.

    Imagem: pinterest.com

     


  • Em vez de se limitar apenas ao uso de tintas, você poderá colar outros adereços na sua máscara africana. Miçangas e penas são boas opções, pois estes são elementos presentes em várias máscaras africanas originais!

    Imagem: lesliediniz.lel.br

Fonte: http://artes.umcomo.com.br

Você pode gostar...

Comente esta postagem

2 Resultados

  1. Marcinha disse:

    A matéria deu apenas dicas. Pediu para pesquisar, pois tem vários vídeos no YouTube explicando. Eu sei que tá fácil pra quem é da área.

  2. Thiago disse:

    São simplesmente máscaras, mas já pararam pra pensar o tamanho da riqueza das diversas culturas espalhadas pelo mundo ? Muito interessante ! Parabéns ao site pelo artigo !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *