[DOWNLOAD] AVALIAÇÃO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: REFLEXÕES E SUGESTÕES

A avaliação tem ocupado um lugar central no conjunto de preocupações dos professores no cotidiano das escolas brasileiras. Isso porque é através dela que conseguimos analisar diferentes aspectos educacionais, em diversos âmbitos: currículo, planejamento, ensino e aprendizagem.

Os pesquisadores da área vêm discutindo conceitos, tipos e perspectivas de avaliação que são orientados por concepções e até modelos de educação e de pedagogia que variam conforme o contexto sociopolítico, histórico e cultural. Os diferentes grupos sociais delimitam princípios com base em suas concepções de sociedade e interesses. Portanto, entender os processos de avaliação é entender as forças políticas de cada um desses grupos, seus anseios, na disputa pela hegemonia social.

Tais disputas, considerando-se os aspectos supracitados, ganham corpo na forma de diretrizes e/ou parâmetros curriculares, os quais norteiam os sistemas de ensino e, muitas vezes, se apresentam, ainda que de forma implícita, nas leis educacionais. Isso necessariamente vai implicar concepções e práticas de avaliação que deem conta dessas regulações, as quais posteriormente se materializam nos sistemas de avaliação em larga escala e em estratégias de avaliação desenvolvidas pelos professores em sala de aula.

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FONTE: MEC

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