Dicas de filmes sobre o Holocausto

A relação do ser humano com o passado pode se dar de diferentes maneiras, a partir das experiências vividas ao longo da vida. Quando as lembranças são boas, geralmente temos o hábito de tentar repeti-las em busca da felicidade e realização plena. No caso de acontecimentos negativos, temos como foco a prevenção e o aprendizado, respondendo com ações e ideais que nos levam a nunca repetir o que de ruim aconteceu no passado, sem se esquecer, é claro, das consequências.

CONFIRA A LISTA DE FILMES:

1) A Lista de Shindler: com direção do renomado Steven Spielberg, o filme retrata a história verídica de Oskar Shindler, um alemão nazista abastardo que, durante os anos de Holocausto, utilizou a mão de obra judia em uma fábrica na Polônia para…salvar os judeus. Shindler oferecia emprego em suas fábricas de esmaltes e munições na Polônia e República Checa, respectivamente, para salvar os perseguidos pelo regime.

Estima-se que o nazista teria salvo mais de 1200 judeus durante o período de perseguição.

2) Olga: dirigido por Jayme Monjardim, o longa narra a história de Olga Benário, uma judia comunista deportada pelo governo brasileiro para a Alemanha nazista, onde ela é enviada para o campo de concentração de Ravensbrück, local onde é morta na Câmara de Gás.

3) O Pianista: indicado a sete Oscars, O Pianista narra a perseguição nazista aos judeus pela história de um pianista judeu-polonês, que trabalhava em uma rádio de Varsóvia, bombardeada pelos alemães.

4) A Vida é Bela: filme produzido por Roberto Begnini, o longa narra a história de uma família levada para um campo de concentração nazista onde o pai encena para seu filho a participação em uma grande gincana para amenizar o sofrimento da criança. O filme foi vencedor de três prêmios Oscar: melhor filme estrangeiro, melhor ator protagonista e melhor trilha sonora.

5) Arquitetura da Destruição: com direção de Peter Cohen, o documentário narra a visão artística nazista e seus ideais de reconstrução do mundo por uma ordem “renovadora” e eugênica.

Com Informações da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Você pode gostar...

Comente esta postagem

1 Resultado

  1. Ótimo post! Tem vontade de aprender a tocar piano sem sair de casa por um preço bem acessível?
    Então eu tenho a solução certa para você!
    Clique no meu nome e conheça!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *