[DOWNLOAD] Planos Anuais de Ensino para Creche, Pré-Escola e 1º ao 5º ano

Um plano de ensino bem elaborado possui o poder de facilitar a vida do professor durante o ano/semestre, organizando suas atividades de modo a atingir as metas estabelecidas para aquela disciplina.

E embora pareça simples colocar no papel tudo o que se pretende na disciplina ministrada, fazer um plano de ensino, na maioria das vezes gera muitas dúvidas sobre o que colocar e onde colocar as informações.

Os objetivos são os propósitos da ação. Funcionam como horizonte e alicerce da prática. São expressos por meio de verbos no infinitivo que traduzem comportamentos, habilidades, atitudes e competências esperadas dos alunos. Indicam propósitos amplos, denominados objetivos gerais, os quais se referem à formação de atitudes, convicções e valores ao longo do curso; e objetivos específicos, que sinalizam propósitos com resultados mais rápidos, observáveis pelo professor a cada aula.

Os conteúdos abrangem os conceitos e assuntos que serão trabalhados durante a disciplina. Recomenda-se que a organização curricular acompanhe um crescimento das dificuldades conceituais e a integração dos conteúdos a fim de promover um saber que seja articulado, interdisciplinar.

A metodologia trata dos recursos que serão necessários para promover os objetivos e conteúdos e dessa forma precisa haver coerência entre os mesmos. Para a escolha do recurso didático leva-se em conta questões como: Os recursos são condizentes com os objetivos, com a natureza do conteúdo que se trabalha, com o perfil dos alunos, com as atividades propostas e o tempo disponível?

E por fim, a avaliação, onde conceitos, atitudes e habilidades a serem demonstrados pelos alunos serão avaliados a fim de verificar se os objetivos foram alcançados. Para tal é necessário estabelecer critérios de avaliação onde se tenha claro o que se pretende avaliar e de que forma. Didaticamente falando, a melhor maneira de se medir o aprendizado é uma avaliação abrangente que avalie o individuo como um todo, não só a habilidade de reter conhecimento, mas também de processá-lo, (re)construí-lo, e utilizá-lo em outras situações.

JÁ CURTIU A NOSSA PÁGINA?

 


▲DOWNLOAD ▼ 

Plano de Ensino para o 1º Ano

Plano de Ensino para o 2º Ano

Plano de Ensino para o 3º Ano

Plano de Ensino para o 4º Ano

Plano de Ensino para o 5º Ano

Plano de Ensino para creche 1

Plano de Ensino para o 2º Ano

Plano de Ensino para o bercário

Plano de Ensino para o pré 1

Plano de Ensino para o pré 2


Texto: http://posgraduando.com/

Arquivos: http://www.ceviva.com.br/

 

Comente esta postagem

6 Resultados

  1. mara disse:

    OBRIGADA!!

  2. claudia disse:

    Amei ,pois ajuda a se organizar e se preparar para dar aula ……muito bom !!!!

  3. Luciana Tomazi disse:

    Maravilhoso…estes planos anuais,parabéns…ao site…obrigado..por poder copiar…parabéns…

  4. Cristiane Lasnaux disse:

    Amei os conteúdos, me ajudarão muito neste ano.

    . Obrigada

  5. angelica disse:

    Gostei bastante desses planos é sempre bom ter um norte e assim podemos usar e acrescentar de acordo com nossa realidade.Valeu!!!!

  6. Beatriz disse:

    Boa noite, o link da creche não tá funcionando, tem como ver isso?
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *