Atividades adaptadas para alunos com deficiência intelectual

-Atividade 1: Proposta do professor  da rede comum-acrescentar a letra “H” nas palavras para ver nova formação

Nesta atividade o aluno atendido ainda apresenta-se em nível de escrita silábico alfabético e se beneficiou deste ajuste na atividade, que seria apenas de escrita à alunos que encontram-se em nível mais avançado. Pela defasagem cognitiva, a mera substituição não faria sentido, nesse caso foi oferecido repertório de imagem visual para compreensão do significado da nova palavra.

Captura de Tela 2015-01-12 às 10.02.03

– Atividade 2: Adequação de parlendas

Nesta situação a apresentação da parlenda através da comunicação alternativa favoreceu a compreensão da frase e possibilitou a memorização, aspectos de leitura intuitiva, sequência e ordenação, ampliando sucesso na escrita via memória, requisito exigido na série cursada pelo aluno.

Captura de Tela 2015-01-12 às 10.04.17

– Atividade 3: Brincando para resolver operações

Esta atividade torna-se mais interessante com o ajuste de uma brincadeira antiga usada pelas meninas na escola. Modifica a resolução simples das operações, que era complicada para o nível de aprendizagem da aluna, onde a partir do emprego de cores nas operações a atividade se ajusta na busca da respectivas cores, no convite à resolução com apoio concreto da operação e finaliza com a confirmação da resposta da operação  acompanhada da resposta por extenso a completar a cruzadinha, estimulando assim a leitura e ajuste justificado da escrita.

Captura de Tela 2015-01-12 às 10.06.00

Atividade 4: Formação de palavras

A proposta pode ser a partir de formação aleatória como no caso do boliche, onde as peças que caem através do lance da bola são registradas para obter a formação da palavra ou o caso de atividade dirigida estimular o cumprimento da tarefa de casa que propõe junção de silabas para tal formação, viabilizando-as através do desfile das “Pollys” , brinquedo de interesse da criança atendida.

Captura de Tela 2015-01-12 às 10.07.52 Captura de Tela 2015-01-12 às 10.08.00

Estratégias diversas :

– Use brinquedo para incentivar a leitura, associação de palavras x objetos e a categorização;

– Use fita crepe, tintas e carrinhos, carimbos e massinha para estimular coordenação viso-motora, aprimorar habilidades de preensão ;

– Geoplano para desenvolver aspectos de percepção, elaboração, espaço, formas e medidas, reprodução de imagens;

-Objetos do interesse e de coleções da criança para categorização, classificação, agrupamento, ordenação, noções de conjunto e quantidade;

– Objetos reais e do cotidiano para desenvolver percepções e compreensão de medidas e suas variações de forma significatica, valorizando os registros através de desenho para depois atribuir significado numérico;

– Encartes de revistas para criar quebra cabeças e possibilitar percepções de posições no espaço;

– Personagens do interesse para que a criança desenhe e construa seu silabário e jogos temáticos favorecendo a alfabetização;

-Pastas com plástico, atividades em sulfite envoltas em papel contact  e canetão de lousa branca para riscar,brincar e apagar para uso com outras situações e crianças.

Captura de Tela 2015-01-12 às 10.10.02


Por:  Fabiana Squarizzi Alves- Professora Especialista em Educação Especial , Psicopedagoga em atendimento voltado à assessoria inclusiva,adaptação e flexibilização curricular , Professora do curso de Pedagogia FECGS na disciplina de didática,estratégias e recursos da aprendizagem de alunos com Necessidades Especiais. alvesquarizzi@live.com

FONTE: http://www.reab.me/ (Licença CC BY-NC-ND 3.0)

Você pode gostar...

Comente esta postagem

11 Resultados

  1. Luiz Angelo disse:

    Estou professor de AEE e encontro muitas dificuldades em adquirir materiais que facilitem meu trabalho. Gostaria de adquerir esse material!

  2. magna alves rezende disse:

    A minha filha não le ainda não foi alfabetizada ela esta com 7 anos e não quer le toda vez que fala para ela le ela sai fora e nãao da a minima. o que eu faço.

  3. magna alves rezende disse:

    otimo.

  4. maria de lourdes ribeiro disse:

    Achei interessante,!!!

  5. EDILMA disse:

    Adorei as atividades para alunos com deficiências
    intelectuais.

  6. Sou professora do 2º ano do ensino regular tenho 6 alunos que não são capazes de fixarem sílabas simples tenho 20 alunos que já lêem como devo fazer para alfabetizar esses três aluno?

  7. Eu estou professora de educação especial e estou precisando de material que ajude a dá um suporte nesse área ,gostei baste dessas atividades gostaria de ficar recebendo informações e atividades,ficarei muito grata. Abraços

  8. Erivalda disse:

    Sou professora da educação especialmente gostaria de suporte para trabalhar com autista e aluna com a síndrome cri do chat. Obrigada!

  9. Professor Alexandre disse:

    Interessante, porém muito teórico e nada prático, indicado para quem está na pós graduação de Ed. Especial ou que queira um aprofundamento teórico.

  10. Hamilton disse:

    Muito bom o material…

  1. 15 fevereiro, 2016

    […] Atividades adaptadas para alunos com deficiência intelectual ACESSE AQUI […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *