[DOWNLOAD] Projeto BICHONÁRIO

Objetivos:

  • Expressar-se oralmente com clareza;
  • Favorecer a comunicação entre as classes;
  • Utilizar novos meios de comunicação, informação e de criação com o grupo para favorecer a escrita;
  • Desenvolver atividades em parceria com outra turma:
  • Ouvir com atenção respeitando a fala do outro;
  • Ampliar o vocabulário dos alunos;
  • Despertar o prazer pela leitura;
  • Identificar a idéia central do texto;
  • Expressar-se através de várias linguagens;
  • Integrar o uso das TIC ao processo de ensino-aprendizagem;
  • Reconhecer diversas espécies de animais, suas características e como elas vivem.

Justificativa

Este projeto produziu um livro que é um Dicionário de Animais Ilustrado denominado “Bichonário” construído pelos alunos do Ciclo I, 3º Ano das Escolas Municipais Almirante Soares Dutra (RPA 1) e General San Martin (RPA 5).

Dentro do Projeto MMM (Mini Web, Multilíngue e Maxi Aprendizagens) desenvolvido pela Rede Municipal e Ensino da Prefeitura do Recife desde o ano de 2002, junto as Classes de Grupo V e Ciclo I, 1º ano.

O Projeto MMM a partir do ano de 2007 denomina-se Telemática e Literatura na Formação de Leitores, e amplia sua participação para todas as turmas do ensino Fundamental  tendo como temática: “Os animais nos Contos de Fadas”

O Projeto Telemática e Formação de Leitores tem como objetivo favorecer as aprendizagens das crianças pela utilização dos novos meios de comunicação, informação e de criação, possibilitando: desenvolver a linguagem oral e a escrita, ambas em situação real de uso; Associar simultaneamente diversos modos de expressão e familiarizar-se com idiomas e culturas diferentes, favorecendo desde a mais tenra idade a aceitação das diferenças.

O Projeto favorece a formação mútua de professores e alunos quanto ao uso das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) na Educação Infantil. A interatividade entre as classes; O desenvolvimento das linguagens oral e escrita, ferramentas do pensamento e da comunicação, garantia fundamental do sucesso escolar e a criação de uma comunidade de aprendizes que cooperam quanto as suas aprendizagens.

O Projeto trabalha na Formação de Leitores com o texto da correspondência enquanto unidade básica de ensino, em um contexto significativo e encontra na tecnologia um instrumento facilitador do processo.

A idéia de criarmos este “Bichonário Ilustrado” surgiu após trabalharmos com Fábulas, no Projeto Telemática e Formação de Leitores, na Escola General San Martin, onde os alunos sentiram a necessidade de pesquisar mais sobre os animais das fábulas. Começamos estudando sobre estes animais e ampliamos para outros tipos e espécies de animais. Estávamos pesquisando o significado de cada animal no dicionário, quando uma aluna sugeriu fazermos um dicionário de bichos. Sugestão esta, que logo ganhou motivação e incentivo de todos os que participavam do projeto.

As definições dos animais contidos neste dicionário são bem simples e claras, reproduzindo, assim, as pesquisas das crianças e suas respectivas ilustrações.Como estávamos fazendo intercâmbio com a Escola Municipal Almirante Soares Dutra (RPA 1), resolvemos convidá-los para participar conosco desta criação, através da exploração das diversas tecnologias (livros, vídeos, softwares, computadores) e o espaço do Laboratório de Informática, sala de Multimeios e Computadores). Os alunos foram construindo suas pesquisas e socializando através da Internet.

Os alunos envolveram-se ativamente durante todo o processo. A cada momento descobriam novos animais. E foram muito enriquecidos quando fizeram um passeio para o Zoológico de Dois Irmãos, que muito contribuiu para acrescentar seus conhecimentos.

Bichonário Ilustrado” é uma produção fruto de um trabalho coletivo, participativo e envolvente. Agradecemos a todos que contribuíram com este empreendimento.

Descrição da Experiência

  • Exploração das diversas espécies animais nos livros e Internet;
  • Exploração da linguagem oral comparando as espécies encontradas com as que estão em nosso cotidiano;
  • Discussão sobre as características e modo de vida dos animais pesquisados;
  • Sensibilização do aluno para a situação dos animais atualmente em caso de extinção;
  • Utilização do Dicionário;
  • Leitura pela professora do material encontrado e visualizado por eles no laboratório de informática;
  • Excursão ao Zoológico de Dois Irmãos;
  • Produção de desenhos em papel ofício retratando os animais;
  • Produção de desenhos de Animais no Paint, a partir da visão das crianças;
  • Produção escrita dos nomes de animais pelas crianças e modo de vida de cada um;
  • Digitação no Laboratório de Informática dos textos que iriam compor Bichonário.
  • Elaboração da capa do Bichonário e eleição da melhor capa;
  • Socialização do trabalho na Feira de Conhecimentos da Escola.

FAÇA O DOWNLOAD DO ARQUIVO COMPLETO CLICANDO AQUI


FONTE: FNDE

Comente esta postagem

1 Resultado

  1. Bruna disse:

    Adorei o projeto!
    Pena que o link do download não abre quando clicamos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *