Caed/UFMG abre inscrições para curso sobre dislexia

O Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed/UFMG) abre, de 9 a 21 de março, processo de seleção para preenchimento de 320 vagas para o curso de extensão “Dislexia: causas e consequências”. Gratuita, a formação será ministrada a distância.

O curso terá carga horária de 60 horas aulas e será organizado em três unidades: a primeira apresentará a definição de dislexia, um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a linguagem; a segunda abordará o desenvolvimento da leitura e da escrita e a terceira tratará das dificuldades envolvidas na aprendizagem dessas habilidades e dos distúrbios que podem ocorrer junto com a dislexia.

A professora Ângela Pinheiro, coordenadora do curso, acredita que a iniciativa será importante para sensibilizar as autoridades da área da educação para a dislexia e para a necessidade de capacitar os professores para lidarem com o problema, que atinge entre 10% e 15% da população mundial e ainda gera muito preconceito.

“Uma das grandes contribuições do curso é mostrar que as pessoas são diferentes e aprendem de forma diferente e que a dislexia é uma dificuldade específica de aprendizagem da leitura. Isso significa que nos disléxicos, habilidades como ler e soletrar se acham isoladamente comprometidas. Tirando essa dificuldade, são pessoas perfeitamente hábeis”, explica a coordenadora e professora do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG.

Seleção

As vagas serão distribuídas para os seguintes públicos: a) 150 para estudantes da graduação em Pedagogia; b) 150, para professores do ensino fundamental e c) 20 vagas para outros profissionais que atuam na área da educação básica.

Para se candidatar, os interessados deverão preencher o formulário eletrônico disponível na página do Caed/UFMG, www.ead.ufmg.br, e enviar, como anexos, em formato PDF, a documentação listada pelo edital de seleção.

O resultado será divulgado na página do Caed/UFMG, www.ead.ufmg.br, a partir do dia 28 de março, e início das aulas está previsto para 4 de abril.

Para mais informações, escreva para  tatiana.dislexiabrasil@gmail.com.

FONTE: https://www.ufmg.br/ead/site/index.php/noti/1188-caed-ufmg-abre-selecao-para-curso-sobre-dislexia-entre-9-e-21-3

Você pode gostar...

Comente esta postagem

4 Resultados

  1. Analice Oliveira da Silva. disse:

    Pretendo mim inscrever. Tenho interesse pelo conteúdo do curso. Minha filha tem Oito anos e, em investigação , ainda não sabemos por certo, mas apresenta características de dislexia. Gostaria em um momento oportuno como este, ter mais propriedade sobre o assunto. Sou professora da rede pública Municipal e Estadual.

  2. Alessandra de Fátima Rosa Longo disse:

    Olá, gostaria muito de fazer o curso visto que trabalho com Educação Especial e estou concluindo minha pós em psicopedagogia e pretendo fazer meu TCC em Dislexia. Pois tenho muitos casos em minha família. E pretendo fazer curso para avaliadora.

  3. Alessandra de Fátima Rosa Longo disse:

    gostaria de concluir minha inscrição.

  4. Yara disse:

    Haverá outros cursos online sobre Dislexia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *