MEC promove mudanças no PNAIC e outros programas – Confira e Compartilhe!

O Ministério da Educação (MEC) unirá esforços de três programas da pasta para garantir a alfabetização de crianças e jovens no ensino fundamental. O anúncio foi feito hoje (22) pelo ministro Aloizio Mercadante. “Vamos fazer um programa integrado de apoio à alfabetização e letramento. Estamos pegando tudo que nós temos para dar prioridade a esse desafio”, disse, em entrevista.

O ministério vai integrar o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) – ação para alfabetizar as crianças até os 8 anos de idade; o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que oferece bolsas para que alunos de licenciatura atuem dentro das escolas públicas; e o Mais Educação, voltado para promover o ensino integral. O novo formato começará a sair do papel até o começo de abril, com calendário específico para cada um dos programas.

Para a iniciativa, o MEC mapeou 26 mil escolas prioritárias, em mais de quatro mil municípios, que atendem a 10 milhões de alunos do ensino fundamental e concentram 70% dos estudants avaliados com alfabetização incompleta no 5º ano, de acordo com resultados da Prova Brasil. “Elas são o maior desafio da alfabetização no Brasil”, destacou Mercadante.

O Pibid vai atender a 10 mil dessas escolas prioritárias. O PNAIC, além de atender as escolas prioritárias, vai ampliar a formação de coordenadores e professores alfabetizadores em todas as unidades da rede pública de ensino. O programa também vai se dedicar aos alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental que não estejam plenamente alfabetizados.

No âmbito do Mais Educação, os estudantes receberão seis horas por semana de acompanhamento pedagógico focado na alfabetização e letramento. Professores formados pelo PNAIC e bolsistas do Pibid serão os responsáveis pelo reforço.

A alfabetização das crianças até o 3º ano do ensino fundamental está prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), lei que determina metas e estratégias para melhorar a educação até 2024. A alfabetização é feita do 1º ao 3º ano do ensino fundamental. De acordo com os dados do Censo Escolar de 2015, divulgados hoje, o 3º ano concentra a pior taxa de aprovação entre os três anos. Nessa série, 12,2% dos alunos repetem o ano, enquanto 3,7% reprovam o 2º ano e 2,5%, o 1º ano.

Formação de diretores

Após ser anunciado no início do ano passado pelo então ministro Cid Gomes e ter passado por consulta pública, o Ministério da Educação informou hoje que o Programa de Formação e Certificação de Diretores Escolares começará a ser executado no dia 4 de abril. O programa vai oferecer formação para 30 mil diretores.

Os diretores selecionados serão formados por universidades e institutos federais. As aulas terão foco na gestão administrativa e financeira da escola, gestão de conflitos e conhecimento da legislação. A chamada pública para inscrição das instituições de ensino será lançada em abril e a formação deve começar em julho, segundo o MEC

FONTE: http://agenciabrasil.ebc.com.br

Você pode gostar...

Comente esta postagem

22 Resultados

  1. Marta Maria Gonçalves de Oliveira disse:

    MT boa a iniciativa. Gostaria mt de contribuir nessa ação. Fui gestora de escola pública e prof tb, essa foi sempre minha preocupação com os alunos com dificuldades de aprendizagem e Dislexia.Facol parte de um grupo de profissionais multiprofissionais que ministramos curso de formação para professores alfabetizadores,Psicopedagogia, fonoaudiologo,gestores, prof de Educação física e outros profissionais.Temos tido resultados maravilhosos com essa estratégia Sons e Gestos que Alfabetizam em todo o Brasil. Os resultados são imediatos .País e mães de muitos Estados e Municípios tem visto o sonho de seus filhos serem realizados.Gostaríamos da oportunidade de mostrar a eficácia dessa estratégia. No aguardo do contato para que possa enviar o projeto e as publicações .

  2. Nilza Eni da Silva disse:

    Gostaria de saber se tera continuidade o curso de formação pnaic para quem inicio em2013

  3. Patricia disse:

    Acho td isso muito discurso e pouca prática. Em Curitiba, por exemplo, iniciamos o Pnaic 3 no ano passado e ainda não o concluímos e nem temos notícia de quando esse curso á continuidade.

  4. Adelir Koth dos Santos disse:

    Sou educadora a 20 anos na Rede de Ensino no Municipio de Apiúna,Sc.Fiz o PNAIC, esse programa veio contribuir com a pratica pedagogica em sala de aula.Gostaria de fazer parte para dar continuidade no processo de alfabetizaçaõ com as crianças que apresentam dificuldade no processo de alfabetizaçao e letramento.Para que isso deixe de ser assustador da Estatistica esse programa de reforços nas escolas será um grande avanço para Educação Brasileira.

  5. Irma disse:

    O programa do pnaic e excelente nós ajuda bastante principalmente quem trabalha com multisseriadas.

  6. Claudiceia disse:

    É muito bom estar ciente das novas conquistas .

  7. Cristina Machado Correa disse:

    Eu participo do PNAIC desde de 2013 , so que em 2013 não recebi nenhuma bolsa e nem o certificado ; pois a minha coordenadora esqueceu de fazer o meu cadastro e ficou me enrolando dizendo que eu ia receber.mandei email para o MEC e não adiantou. Como fica a minha situação?

  8. Simara Carneiro disse:

    O Programa é composto de excelentes estratégias pedagógicas que visa o melhoramento para uma educação de qualidade. Tenho participado do mesmo desde o ano de 2013. Sou apaixonado por todo trabalho desenvolvido ao longo do Programa. Acredito que essa junção só venha aperfeiçoar o que tem dado muito certo. E que cada pessoa envolvida, principalmente os professores, tenha realmente o comprometimento de encarar com responsabilidade o ofício de sua profissão. Pois assim, podemos fazer uma educação de transformação.

  9. Dhel disse:

    Conheço os programas e vejo que é de grande valia.
    Gostaria de saber pq os Municípios não são contemplados?

  10. Evanira Aparecida Prado cardoso disse:

    Comecei fazer parte o ano passado e aprendi muito, espero poder continuar.

  11. Evanira Aparecida Prado cardoso disse:

    Fiz parte o ano passado e aprendi muito, espero poder continuar.

  12. KLEIDE disse:

    O PENAIC É ÓTIMO PARTICIPO DESDE 2012 E É MUITO BOM MESMO!

  13. PNAIC TEREZINHA OLIVEIRA FERNANDES DE MELO disse:

    sou orientadora de estudo do PNAIC e vejo o quanto houve uma melhora significativa na aprendizagem das crianças e na forma de ensinar dos professores.

  14. Cleonice Ribeiro disse:

    Programa muito bom participo desde de 2013!

  15. NKervalt disse:

    Eu sou coordenadora local do Pacto desde 2013 e acho um dos melhores programa de alfabetização criado pelo MEC pois alem de ter formação para todos os seguimentos este ainda tem um material de excelente qualidade e uma bolsa que e claro poderia ser um pouco maior para todos os seguimentos mais ajuda bastante e é um incentivo a mais em tempos tão difíceis em educar alunos onde para muitos destes a escola é o referencial que tem na vida. Gostaria que o PACTO continue em 2016 e que inicie logo para que os seus benefícios possam ser aplicado já no inicio do ano

  16. maria ramos disse:

    eu faço participo desde do ano 2013 aprendi muito é um excelente programa.

  17. Elissandra disse:

    O PROGRAMA É BOM PNAIC. MAS AS BOLSAS NADA…… ATRASA MUITO….. DEVERIAM RESOLVER ISSO TAMBÉM

  18. HERONILDA disse:

    Sou orientadora de estudo do PNAIC, desde 2014. Parabéns ao. Governo FEDERAL, ao MEC e demais membros envolvidos diretamente ou indiretamente pelo apoio e iniciativa dedicado a este programa.
    Programa este que mobiliza todas as pessoas envolvidas na educação com ênfase maior a alfabetização.
    “PNAIC”, por uma Pátria Educadora.

  19. Silvia Regina Vilalva Miguel disse:

    Muito bom esse programa com resultados excelente tanto para os alunos quanto para os professores alfabetizadores, orientadores de estudos e coordenadores.A continuidade do PNAIC só vai acrescentar cada vez mais na educação de nossos alunos .

  20. Sirley maria dos Santos disse:

    Sou coordenadora local do Pacto no meu município, desde 2013 .tomara que saia do papel.

  21. Ana Sonia Silva disse:

    Sou orientadora de estudos e desde 2013 estou no PNAIC. Programa riquíssimo em aprendizagem e ensinamentos. Muito feliz com os resultados da minha escola…

  22. Eraclides disse:

    Sou Orientadora de Estudos desde 2013, e já participei de vários Cursos de Capacitação Continuada, porém o PNAIC é o melhor, pois a partir das reflexões houve uma mudança significativa no processo ensino aprendizagem é todos os Professores gostaram muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *