10 coisas que todo mundo precisa saber sobre Síndrome de Down

A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

As crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estar sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas.

É importante esclarecer que o comportamento dos pais não causa a síndrome de Down. Não há nada que eles poderiam ter feito de diferente para evitá-la. Não é culpa de ninguém. Além disso, a síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição da pessoa associada a algumas questões para as quais os pais devem estar atentos desde o nascimento da criança.

A cartilha  “10 coisas que todo mundo precisa saber sobre Síndrome de Down”, criada pelo Movimento Down está disponível para download quantas vezes você quiser. Esse tipo de material é super pertinente quando pensamos que é disseminando a informação que vamos acabar com qualquer tipo de preconceito e estereótipos sobre a deficiência.

Se você ainda não conhece ou não tem a cartilha, clica aqui.


FONTES: REAB e Movimento Down

Você pode gostar...

Comente esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *