Como promover o desenvolvimento da FLUÊNCIA LEITORA

Este documento da Secretaria Municipal da Educação (SME) apresenta sugestões de atividades para o desenvolvimento de fluência leitora que podem ser incorporadas ao planejamento pedagógico do Ensino Fundamental, por considerar a escola como um espaço que promove experiências de aprendizagens ao garantir a consolidação dos processos de alfabetização e letramento e por compreender o planejamento como um momento oportuno de congregar ideias e ações.

A leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto para satisfazer um propósito ou finalidade. Lemos para algo: devanear, preencher um momento de lazer, seguir uma pauta, realizar uma atividade, entre outras coisas. Para compreender o texto o leitor utiliza seus conhecimentos de mundo e os conhecimentos de texto.
Alguns aspectos importantes para o trabalho com a leitura em sala de aula.

 Objetivos da leitura
Os objetivos dos leitores, ou propósitos, com relação a um texto podem ser muito variados, de acordo com as situações e momentos. Segue alguns dos objetivos da leitura que podem e devem ser trabalhados em sala de aula:
· ler para obter uma informação precisa;

· ler para seguir instruções;

· ler para obter uma informação de caráter geral;

· ler para aprender;

· ler para revisar um escrito próprio;

· ler por prazer;

· ler para comunicar um texto a um auditório;

· ler para praticar a leitura em voz alta;

· ler para verificar o que se compreendeu.


BAIXE O ARQUIVO COMPLETO NO LINK –> http://www.sme.fortaleza.ce.gov.br/educacao/index.php/conteudos/category/185-sugestoes-de-atividades-pedagogicas?download=5918:desenvolvimento-de-fluencia-leitora

FONTE: http://www.sme.fortaleza.ce.gov.br

Você pode gostar...

Comente esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *