Saberes e Práticas da INCLUSÃO na Educação Infantil

                A educação e os cuidados na infância são amplamente reconhecidos como fatores fundamentais do desenvolvimento global da criança, o que coloca para os sistemas de ensino o desafio de organizar projetos pedagógicos que promovam a inclusão de todas as crianças. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional impulsionou o desenvolvimento da educação e o compromisso com uma educação de qualidade, introduzindo um capítulo específico que orienta para o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos, que deve ter início na educação infantil.

                Este documento contém orientações pedagógicas que têm como base o Referencial curricular nacional para educação infantil (BRASIL, 1998), com o objetivo de adaptar os conteúdos curriculares de modo a dar respostas a todas as necessidades educacionais de crianças com dificuldades acentuadas de aprendizagem. Este trabalho apresenta propostas de organização de serviços de apoio educacional na educação infantil para crianças com dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento, ou que corram o risco de vir a tê-las devido à condições que podem alterar o curso do desenvolvimento, prejudicando o processo de adaptação da criança ao contexto em que vive.

                As crianças que deverão participar desses serviços de apoio são aquelas com dificuldades de aprendizagem ou limitações em seu desenvolvimento, ou com condições predisponentes a riscos para o desenvolvimento já conhecidas pela literatura científica e recomendadas pelos sistemas mundiais de atenção a criança. A entrada da criança nesses serviços, anteriormente ao surgimento das prováveis dificuldades de aprendizagem ou limitações para o desenvolvimento, se justifica dentro da proposta de prevenção. A intervenção pedagógica preventiva pode favorecer a criança no futuro dando-lhe maiores garantias de melhor qualidade de vida à medida que suas necessidades especiais são atendidas, antes que aumentem. Ao mesmo tempo, seu contexto socio-familiar é também contemplado por esses serviços com orientações sobre formas mais apropriadas de lidar com possíveis barreiras de natureza variada ao pleno desenvolvimento do potencial da criança.

DOWNLOAD –> http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/dificuldadesdeaprendizagem.pdf


Texto do Próprio arquivo…

Fonte: http://portal.mec.gov.br

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