UNESCO publica versão em português de guia pedagógico sobre cidadania global

Publicação poderá orientar educadores do Brasil na elaboração de um currículo alinhado ao tema da cidadania global. UNESCO acredita que, em um mundo cada vez mais globalizado, é necessário educar crianças e jovens para que eles se sintam parte de uma comunidade mais ampla, em que os níveis local, nacional e global estão conectados.

Desenvolvida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a publicação “Educação para a cidadania global: tópicos e objetivos de aprendizagem” ganhou, nesta semana (6), uma versão em português.

Com a tradução, o material didático poderá orientar educadores do Brasil e países lusófonos na elaboração de um currículo alinhado ao tema da cidadania global — escolhido pela UNESCO como uma de suas três prioridades na área de educação, desde o lançamento pelas Nações Unidas da Iniciativa Global Educação em Primeiro Lugar, em 2012.

A educação nos dá uma compreensão profunda de que estamos todos unidos como cidadãos da comunidade global e que os nossos desafios estão interligados.

A agência da ONU acredita que, em um mundo cada vez mais globalizado, é necessário educar crianças e jovens para que eles se sintam parte de uma comunidade mais ampla, através de noções de interdependência e de interconexão econômica, social e cultural entre os níveis local, nacional e global.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, já se pronunciou a respeito do tema diversas vezes, sempre destacando a importância do aprendizado para a construção de um mundo mais unido. “A educação nos dá uma compreensão profunda de que estamos todos unidos como cidadãos da comunidade global, e que os nossos desafios estão interligados.”

A publicação “Educação para a cidadania global: tópicos e objetivos de aprendizagem” foi elaborada pela UNESCO com base nas conclusões de três eventos sobre o tema realizados pelo organismo internacional entre 2013 e 2015. No ano passado, a agência da ONU já havia publicado — também em versão traduzida para o português — um primeiro documento sobre o conceito de cidadania global.

BAIXE AQUI a nova publicação em português na íntegra aqui.


Fonte: UNESCO

Você pode gostar...

Comente esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *