Como será a aposentadoria dos PROFESSORES após a Reforma da Previdência

Os professores da iniciativa privada continuarão a ter vantagens sobre os demais trabalhadores com carteira assinada, na hora de se aposentar pelo INSS. Segundo a proposta de reforma da Previdência a ser levada ao Congresso Nacional, cujo texto já estaria quase pronto, a idade mínima para que os docentes se aposentem deverá ser fixada em 60 anos. Para os demais profissionais, o mínimo será de 65.

Além disso, segundo informações do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, ao “Jornal Nacional”, no caso dos professores, a reforma vai afetar em cheio todos os que têm menos de 45 anos. Estes terão que se adaptar totalmente às mudanças propostas, sendo obrigados a trabalhar até os 60. Quem tiver mais de 45, na data da promulgação da reforma, será favorecido por uma regra de transição, com menos exigência (idade mínima menor, escalonada ano a ano). A ideia é não prejudicar os mais velhos, que estão há mais tempo na ativa.

Para os demais trabalhadores, o limite para a regra de transição será maior: 50 anos. Quem tiver menos do que isso será integralmente afetado pelas mudanças, sendo obrigado a trabalhar até os 65 anos. Os que tiverem mais de 50 — na data da aprovação da reforma — serão beneficiados por regras de transição, menos prejudiciais, por trabalharem há mais tempo.

Uma fonte ligada às negociações explicou que, hoje, as professoras se aposentam, em média, aos 48 anos. Os professores, aos 53. Portanto, os mais jovens terão que trabalhar até os 60. Mas essa idade mínima também subirá, progressivamente, ao longo de dez anos, até os 65.


COM INFORMAÇÕES DO SINDICATO DOS APOSENTADOS

Comente esta postagem

41 Resultados

  1. Terezinha Ivachuka disse:

    Mudarei de profissão, pois trabalho numa escola do campo em turma multiseria; faço a merenda e a limpeza da escola. Jamais terei condições de ficar em sala de aula até os 60 anos. Q situação…

  2. Fatima disse:

    Como será a regra de transição???? Estou com 49 anos e 2 meses??????

  3. Leda Lucia disse:

    As leis so ferem nossos direitos os da classe trabalhadors

  4. uilma disse:

    Muitos professores já estão desistindo de suas profissões por inúmeras coisas, com mais essa agora é o cúmulo do absurdo!!!

  5. Prof catarina disse:

    Isso são ideias de um temmerOso.

  6. Elizabeth disse:

    extinção – caos
    Nenhum professor(a) se aposenta aos 48 anos! Professora no mínimo com 50 anos.

  7. Maria de Lourdes disse:

    E isso por que tem que ter idade e tempo. O governo quer que o povo aposente com o pé na cova.

  8. Maria disse:

    Não acredito que um absurdo desses pode se tornar realidade. Nossos professores já adoecem por falta de políticas públicas voltadas à saúde desses profissionais, ainda querem fazer esse povo trabalhar até enlouquecer. Isso é vergonhoso!

  9. Eliete disse:

    Deste jeito não haverá mais a procura da nova geração por esta profissão. Conclusão: O professor será extinto!

  10. Núbia disse:

    É muita falta de consideração para com os professores.

  11. Mariza Prado disse:

    Eles sabem o que acontece só que não é problema pra eles,eles são deputados,senadores,prefeitos governadores,vereadores,ganham beneficios além do salario,tem auxilio pra tudo ,e nós?,salario baixo,saúde zero,não temos um convenio de saúde,temos que pagar,enfim não temos direito a nada

  12. Clarice T.Mussio disse:

    Não me preocupo com isso. Só Deus na causa e ele pode todas as coisas. Então entrego a causa para meu melhor advogado. “Jesus cristo”. Ele pode todas as coisas.

  13. Iza disse:

    Não estão levando em conta que essa profissão é estressante. Ninguém daqui pra frente irá ser professor.

  14. aparecida disse:

    Fico muito triste em saber que o professor terá que trabalha até 60 anos,pois está impossível o controle dos adolescentes em sala de aula. Eles não tem limites e nem educação, são agressivos com professores. Mas o presidente atual já é aposentado, ele aposentou aos 55 anos. Ele pode!!!!!

  15. ELIANE disse:

    Só pensa assim quem não começou na docência aos 18 anos de idade, trabalhou e estudou de forma simultânea. Hoje já estou com 23 anos de serviço e pelo visto terei que contribuir 42 anos … VOU TRABALHAR PARA QUEM FICOU DE BOA NA VIDA!!!

  16. Denise disse:

    Infelizmente nossa carreira estácchegando ao fim, mas tem professor que tem até mais de 60 e continua na sala de aula, aí acaba prejudicando os demais. Pois hoje em dia a eeducação está no fim.

  17. Lucineide disse:

    Será que os deputados vão se aposentar com que idade?esse deputados mesmo fastado, como eduardo cunha ganha ainda 123.000.00.

  18. Paula Dias disse:

    Infelizmente teremos que abandonar a profissão. 🙁

  19. Socorro Brito disse:

    O que parece é que os criadores destas reformase nunca foram a escola e nem sabem como elas estão funcionando. Que Deus nos proteja.

  20. Anderson disse:

    Concordo plenamente com tudo exposto acima pelos demais leitores e provavelmente no exercício da profissão. Infelizmente agimos como gado levado ao abatedouro. O país esta a mercê de um governo corrupto que tira dinheiro de todo lugar que lhes convêm sem se preocupar com o impacto que isso possa causar aos seus comandados. Não podemos aceitar isso. Essa história de que a culpa é do povo por não saber votar é uma tremenda mentira. Lhes pergunto, quem faria diferente no poder dos que estão no meio político ? TODOS IGUAIS !!!!

    Devemos nos unir e não deixar que nossos direitos adquiridos ao longo de séculos sejam dizimados por esses mercenários que estão hoje falando em fazer sacrifícios para que a economia se equilibre. Pra onde foi todo dinheiro roubado que esta sendo repatriado ? Tão ruim a situação está que estão dando aumento ao STF, dizem que estava no cronograma. Isso é um absurdo entre outras coisas mais,,,,, muito mais que se começar a enumera-las passarei o dia digitando. Temos que nos defender e não apenas nos indignarmos com a situação e aceitarmos por acharmos que não temos escolha…. eles contam com essa atitude. Reflitam !!!

  21. Cris disse:

    Ser professor é estudar mais que à maioria das profissões. É exaustão psíquica e física. É estar mais exposto á violência física e moral. É a classe que mais adoece, que mais tem aposentadoria por invalidez, etc, etc, etc… simplesmente é coisa de louco… quem fica em educação é que não tem o que fazer…

  22. Lucimara disse:

    Eu sou da educação infantil tenho 45 Anos e se e
    Puder parar logo vai ser explendido

  23. Mirian Sanches disse:

    Quem disse que professora se aposenta com 48 anos está totalmente desinformado.No Estado de São Paulo, para quem não sabe, a idade mínima, para professora é de 50 anos e precisa ter 25 anos em sala de aula.Eu tenho 53 anos e 24 anos em sala de aula e estou contando os dias para me aposentar e deixar esse ambiente estressante.Não pelos colegas de trabalho, mas pela falta de respeito e desinteresse dos alunos e das famílias.

  24. josé alves da silva e irene de sousa Ramalho da silva disse:

    sou professor tenho 59 anos de idade e 30 de serviço o que falta para me aposentar integralmente. a minha esposa tem 58 e 29 de serviço ja podemos pedir a aposentadoria?

  25. Maria Corina disse:

    Tenho 49 anos e 27 de efetivo exercício na docência. Gostaria saber qual a minha situação para aposentadoria no ano?

  26. Adriana zapelini capistrano disse:

    Meu Deus isso não pode ser possível, seria muito injusto com o professor como que vamos aquentar até 60 anos em sala de aula se com 50 já está complicado ??

  27. Celi Teixeira disse:

    O Temer deve se mudar para o Palácio da Alvorada, mas só depois de uma boa reforma para a encastelada Marcela Temer.
    Como gastar com reforma de um palácio em tempos de crise, onde não se tem dinheiro . E ainda querem arrancar mais dinheiro das pessoas, fazendo as trabalhar por mais tempo. É uma piada!
    Chega de pouca vergonha. Vamos lutar por nossos direitos já conquistados.
    Os políticos que comecem a reforma, cortando a gastança que existe em Brasília, só depois disso é que devem mexer com os direitos dos trabalhadores.
    Pente fino no INSS (com tantos escândalos de fraude), chega de tantas bolsas penduradas na previdência.
    A previdência é dinheiro do trabalhador e não deve ser usado para conceder bolsas.
    APOSENTADORIA é para o TRABALHADOR!
    Estão matando a GALINHA DOS OVOS DE OURO desse país – O TRABALHADOR.
    Aquele que gera as riquezas dessa terra.
    Vamos as ruas contra a reforma da previdência.

  28. Silene Cruz disse:

    Enquanto isso, todos os políticos se aposentando com uma idade produtiva bem baixa e os salários bem altos…..
    Reforma política judicial e em outras instâncias, que seriam proveitosas para todo o país, nada né!!!!!!

  29. José disse:

    Concordo com tudo que foi dito, agora o que um governo ilegítimo tem de moral pra vir e mudar a vida de milhares de pessoas.

  30. Rosilane Lopes de Queiroz disse:

    Acho que estão buscando uma saída para acabar com a educação do país, com certeza esse deve ser o interesse maior, ta na hora de pais alunos,servidores educacionais e todos que se preocupam com o nosso pais se unirem contra esses absurdos que os políticos brasileiros estão fazendo com o nosso povo, já que se preocupam com o futuro do país porque não mexem com os “direitos ” deles? suas vantagens é que vem acabando com o país, enquanto o trabalhador se mata de trabalhar para ter um salário miserável , os políticos esbanjam dinheiro de forma vergonhosa, porque pregar a preocupação se não abrem mão de suas mordomias? sim, porque mordomias só eles têm. tenho 25 anos de serviço como professora em 02 cargos, só aguardando a idade para aposentar e eles vem com essa agora? com certeza que abrirei mão disso caso essa reforma absurda se concretize. Absusdo, absurdo, simplesmente absurdo. Falta de respeito com o ser humano. só ta faltando colocar um tronco nos escolas e dar chibatadas nos servidores.

  31. Raika disse:

    Concordo plenamente,amo minha profissão mas que estou decepcionada . Imagina estando dentro da sala com criancas especiais com 60 anos amo o que faço mas gostaria muito que estes governo entrasse na sala de aula com 60 anos

  32. Sandra Freitas disse:

    Sou professora municipal à 34 anos e estou com 51 anos, e o sistema aqui é Celetista, devo aposentar-me com urgência. É muito difícil ficar em casa, sei que não vou aguentar.
    Sempre almejava melhorias para essa profissão tão árduo. O que devo fazer meus amigos(as).

  33. Nadia disse:

    Onde tem professores aposentando com 48 anos de idade???? Nunca, professores aposentam com 25 anos de contribuição e 50 de idade sendo mulher, homens com 55 anos. Já há falta de professores especializados em certas áreas, imagine agora, com PEC 241 do congelamento, haverá uma debandada.

  34. Ivan disse:

    Dois pesos e duas medidas. O chefe do executivo federal e seus aliados, já aposentados, o fizeram com idades em torno de 54 anos. E so acabar com as mordomias do Senado e da Camara Federal, alem dos estados e municipios desse pais, que rapidinho se resolve essa questão previdenciária. Alem disso, deveria também acar com a DRU, que suga verba do INSS, e favorece o governo desviar verbas da Previdencia….

  35. Carla Virgínia disse:

    Muita gente desistirá da profissão e poucos irão se interessar pela mesma.Prezo muito minha saúde.

  36. Zorilda de Sousa Rodrigues disse:

    Com essa nova medida ou os professores trabalham por amor ou eles vão desistir no meio do caminho!!!! Porque o caminho, Sr. Presidente, se o senhor não sabe é muito longo. Sou professora e lhe digo: é muito longo. FORA TEMER!

  37. Ana Dantas disse:

    Se é para fazer uma reforma na previdência que se faça para todos. Todos mesmo, inclusive os corruptos dos políticos. Se não podemos barrar a reforma na previdência, podemos brigar para que ess reform a atinga a todos . Pimenta nos olhos dos outros é refresco, vamos lutar para que eles experimentem também.

  38. Flavia disse:

    Infelizmente terei q mudar de profissão…impossível mais 15 anos dando aula.

  39. gracilda silva disse:

    tenho uma proposta para nossos maravilhosos politicos : ficar um ano dentro de uma sala de aula com 38 alunos . quantos vao infartar?????????? : ) 😉 🙂

  40. Patricia disse:

    Eu quero q esse presidente morra com uma doença sem cura.

  41. Marisa Fernandes Machad da Luz disse:

    Agora que o país afunda de vez!!! Que insanidade é esta senhor presidente…. É perfeitamente visível que nenhum professor aguenta uma sala de aula depois dos cinquenta anos de idade! A profissão, não desmerecendo as outras é por demais desgastante, física e psicologicamente. O gasto com professores substitutos serão bem maiores. O caos na educação estará efetivamente implantado mediante esta reforma absurda, insana e autoritária! LAMENTÁVEL PARA NOSSO PAIS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *