Confira “Bruna e a Galinha d’Angola”, disponível em animação no Youtube + Plano de aula sobre o tema

Denomina-se cultura afro-brasileira o conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade. A cultura da África chegou ao Brasil, em sua maior parte, trazida pelos escravos negros na época do tráfico transatlântico de escravos. Traços fortes da cultura africana podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira, como a música popular, a religião, a culinária, o folclore e as festividades populares.

A história que vocês irão assistir abaixo, trabalha a ancestralidade, oralidade, a importância de respeitar as tradições, as diferenças e a cultura dos diferentes povos.

A animação abaixo foi baseada no livro homônimo, da escritora Gercilga Almeida. A obra retrata o universo mítico africano representado pela Galinha d´angola e sua relação com a criação do universo.

Na história de Bruna, vovó Nanã perde um baú quando se muda da África para o Brasil. Na história da nossa turma de maternal II, as crianças encontraram, após a leitura da história, uma mala bem grande, mas não era de vovó Nanã… Era uma mala surpresa e dentro dela havia um enorme boneco! Dando asas a imaginação, os pequenos quiseram saber se aquele boneco de tecido preto também teria vindo da África, assim como Nanã…

Acredito que este tipo de material irá ser muito útil em sala de aula, pois leva a cultura africana para os alunos de forma muito animada e através de ludicidade e da forma com que o professor irá explorar essa história, com certeza irá gerar reflexões e aprendizagens.


PLANO DE AULA SOBRE CULTURA AFRO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, NA QUAL ESTARÁ SENDO FEITO O USO DO VÍDEO E DO LIVRO BRUNA E A GALINHA D’ANGOLA –> portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13757

 

Você pode gostar...

Comente esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *