MEC oferecerá 30 mil vagas em cursos a distância com início em 2017

Ainda neste semestre, a Rede e-TEC Brasil e o Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário) oferecerão 30 mil vagas em cursos técnicos regulares a distância. Nesta terça-feira, 29, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação promoveu uma conferência virtual que discutiu mudanças, perspectivas e o cronograma de execução das próximas atividades da Rede e-TEC e do Profuncionário.

Com duração de dois anos, as aulas estão previstas para começar nas instituições públicas de todo país até 20 de dezembro. Para ofertar os cursos da Rede e-TEC é preciso fazer parte do Sistema Eletrônico (SISTEC). A oferta de cursos será disciplinada pelo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia e do Guia Pronatec de Cursos de Formação Inicial e Continuada, publicados pelo MEC.

A frente da Diretoria de Integração das Redes de Educação Profissionalizante e Tecnológica (DIR) da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), Geraldo Andrade afirma que a iniciativa fortalece a possibilidade de permanência e continuidade dos estudos. “Além de ser uma tendência dessa nova geração se adaptar melhor as plataformas tecnológicas de educação à distância, elas também estão cada vez mais interativas na metodologia ensino aprendizagem”, garante Andrade.

Através do Profuncionários o MEC busca incentivar a formação em serviços profissionais não docentes, mas que atuam nas escolas brasileiras de educação básica. Cursos como técnico em alimentação escolar, infraestrutura escolar, multimeios didáticos e secretaria escolar são as quatro modaldiades mais procuradas e consequentemente ofertadas. Para participar é preciso estar inscrito no Sistema Integrado de Monitoramento e Controle (SIMEC).

Os interessados podem procurar a rede federal de ensino, como os institutos federais, para mais informações sobre o processo seletivo.

FONTE: http://portal.mec.gov.br/

Você pode gostar...

Comente esta postagem

11 Resultados

  1. Sonia de Oliveira disse:

    Gostaria de fazer o curso , orientação para a comunidade,como faço??

  2. talita fusco disse:

    gostaria muito de fazer um desses cursos desde que seja gratuito nao sei como funciona mas me interesso sou professora de ed infantil

  3. Ana Luisa disse:

    Onde encontro estas redes federais p obter maiores informações. Agradecida

  4. Alessandra disse:

    Quero e preciso fazer o curso, como faço? Sou professora, fiz PNAIC por 3 anos. Já, sou inscrita no SIMEC?

  5. Eu faço pedagogia e gostaria mudar tem como pois trabalho em um Colégio particular e preciso de estudar mas no momento estou sem condições de pegar como eu faço aonde eu devo ir aqui em Curitiba para me informar. Obrigada

  6. Simone disse:

    Concluir meu curso de pedagogia em 2017, estou sem condições de fazer uma pós graduação, quais os procedimentos que devo tomar para participar deste curso fiquei interessado

  7. Soraia disse:

    Gostaria de fazer estes cursos ,como faço??? Agson.soraia@hotmail.com

  8. RosemariNunes disse:

    Gostaria muito de fazer um curso

  9. Clerdinice disse:

    Sou professora gostaria muito de fazer um curso

  10. Márcia Reinert disse:

    Sou professora de educação infantil gostaria muito de fazer um curso para obter melhor conhecimento pedagógico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *