[Vídeo] Ninguém Nasce Racista – As reações das crianças aos 2 e 3 minutos vão te emocionar

Como educador, eu acredito que nós temos uma responsabilidade muito grande na luta contra o racismo e todas as formas de preconceitos.

Precisamos explorar ao fundo essas questões com os nossos alunos. Exploremos do uso de vídeos, filmes e todo e qualquer recurso que tenhamos a disposição. SEJA UM INFLUENCIADOR DE BOAS IDEIAS.

O vídeo abaixo faz parte de um experimento do Criança Esperança, onde em uma sala crianças iriam dramatizar (fazer teste para ator), algo do tipo. O diretor pediu que as crianças lessem por 2 minutos falas que estavam escritas no papel e depois proferissem à atriz (negra) que estaria sentada a frente.

As falas, que foram extraídas de textos da Internet, eram de condições racistas e preconceituosas em que ofendiam a personalidade física da atriz. Frases do tipo:

  • Eu não gosto de sua cor;
  • Eu não gosto de gente da sua cor;
  • Seu cabelo é horrível;
  • Teu cabelo parece uma esponja;

O mais é interessante do vídeo é que as crianças tiveram dificuldades em citar as frases e recusaram a citá-las por considerá-las inapropriadas a serem ditas a outra pessoa, tendo como momento mais emocionante a parte em que algumas crianças choraram ao contarem situações reais que já viveram e em que foram vítimas de bullying e racismo.

FAÇA A SUA PARTE!

LUTE CONTRA O RACISMO!

CONFIRA O VÍDEO

 

Você pode gostar...

Comente esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *