Sugestões de decoração e organização para o cantinho da leitura

As crianças aprendem por meio da imitação fazendo-se necessário um bom trabalho para que possamos formar bons cidadãos e mais do que isso, bons cidadãos-leitores. A leitura como prática social na Educação Infantil para os alunos das séries iniciais é de suma importância para o desenvolvimento emocional, psíquico e social do sujeito. Segundo Élie Bajard “A criança precisa escutar histórias abrir e percorrer livros e tentar escrever pequenas mensagens, para construir aos poucos sistema de língua escrita e a habilidade para se servir dela”.

Usando a interdisciplinaridade com a finalidade de despertar a prática da leitura nos alunos matriculados na escola.

Ler é uma operação inteligente, difícil, exigente, mas gratificante. Ninguém lê ou estuda autenticamente se não assume, diante do texto ou do objeto da curiosidade a forma crítica de ser ou de estar sendo sujeito da curiosidade, sujeito da leitura, sujeito do processo de conhecer em que se acha. Ler é procurar buscar criar a compreensão do lido; daí entre outros pontos fundamentais, a importância do ensino correto da leitura e da escrita. É que ensinar a ler é engajar-se numa experiência criativa em torno da compreensão. “Da compreensão e da comunicação.” (Freire, 2001, p.1).

O Cantinho da Leitura, propiciar momentos para que todos os alunos da escola possam lê onde e quando mais lhe convém, no ritmo que mais lhe agrada, podendo retardar ou apressar a leitura; interrompê-la, reler ou parar para refletir, a seu bel-prazer. Lê o que, quando, onde e como bem entender. Essa flexibilidade garante o interesse continuo pela leitura, tanto em relação à educação quanto ao entretenimento.

CLIQUE SOBRE UMA IMAGEM

Com o Cantinho da Leitura podemos:

– Promover a integração do grupo, a socialização dos alunos e o desenvolvimento das habilidades linguísticas.

– Melhorar o desempenho dos alunos em todas as disciplinas através da leitura.

– Ampliar o repertório literário.

– Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo dos alunos.

– Incentivar a prática da leitura extra sala de aula, pelo uso de diferentes títulos e autores.

– Despertar habilidades de ler, interpretar e expressar nas diferentes áreas do conhecimento.

– Incentivar a leitura e a criatividade, visando desenvolver as potencialidades de comunicação.

TEXTO ADAPTADO: https://petpedufba.wordpress.com/2014/06/07/a-importancia-do-cantinho-da-leitura-na-educacao-infantil/

IMAGENS RETIRADAS DO GOOGLE IMAGENS…

Comente esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *