[DOWNLOAD] Apostila com didáticas sobre como trabalhar com rótulos e embalagens

INTRODUÇÃO

Os rótulos e as embalagens são suportes textuais que cumprem a função de informar, contribuindo de forma significativa para os avanços dos alunos no processo de aquisição de procedimentos de leitor da escrita verbal e não-verbal. Entretanto, vale ressaltar que rótulo e embalagem não são a mesma coisa.

O rótulo é toda inscrição, legenda, imagem ou toda matéria descritiva ou gráfica que esteja escrita, impressa, estampada, gravada em relevo ou litografada, colada ou fundida sobre o recipiente e ou sobre a embalagem do produto. Em outras palavras, o rótulo é o impresso para identificar e caracterizar o produto.

A embalagem é o recipiente, o pacote ou o envoltório destinado a garantir conservação e facilitar o transporte e manuseio dos produtos. Às vezes a identificação vem impressa na própria embalagem, como é o caso das latinhas de refrigerantes e das caixas de leite.

Estes suportes textuais informam aos leitores e leitoras a composição do produto, os cuidados que são exigidos para seu funcionamento e manutenção, a data de validade, o modo de usar e de armazenar, dentre outras informações.

ABORDAGEM PEDAGÓGICA

As atividades de leitura e escrita com rótulos e embalagens possibilitam os alunos a pensarem sobre:

• A percepção da forma e do valor sonoro convencional das letras.

• A conservação de letras e sílabas nas palavras.

• A quantidade de letras necessária para escrever as palavras, bem como a variedade, a posição e a ordem das mesmas.

• O reconhecimento dos nomes das letras do alfabeto, assim com os seus diversos tipos.

• A diferença entre letras e números, letras e desenho.

• A função social da escrita.

OBJETIVOS

• Ampliar o volume de escrita e o vocabulário.

• Analisar e refletir (individual e coletivamente) sobre a língua.

• Identificar os diversos tipos letras, variedades de sílabas e tamanhos de palavras.

• Compreender a orientação e alinhamento da escrita.

• Desenvolver as habilidades grafo-motoras.

• Manter o contato com diferentes tipos e tamanhos de letras.

• Interagir com o modelo de escrita convencional.

• Construir a base alfabética e ortográfica.

• Trabalhar a análise linguística da estrutura das palavras, isto é, analisa letra e silaba (inicial, medial e final), número de letras e sílabas, posição das letras na palavra, relação entre som e grafia.

BAIXE A APOSTILA E TENHA ACESSO AO CONTEÚDO COMPLETO -> DOWNLOAD AQUI

Material disponibilizado para download pela Secretaria Municipal de Educação de Salvador

Comente esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *