Sugestão de atividades para a Educação Infantil – 0 a 3 anos

FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL 

Expressa seus desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades em brincadeiras e nas atividades cotidianas.
1. Rodinha (relatos cotidianos);

2. Faz-de-conta com a utilização de fantoches, dedoches e etc.

3. Brincadeiras de casinha, de dar comidinha, banho, etc.

4. Brincadeira com telefones de brinquedos;

5. Brincadeiras livres com os demais alunos do grupo.

Reconhece progressivamente o próprio corpo e as diferentes sensações que produz. 
1. Atividade com espelho (crianças fazendo caretas e se reconhecendo);

2. Relaxamento (músicas, massagens, observando ruídos externos e os próprios ruídos);

3. Caixa de reconhecimento (colocam variados objetos dentro de uma caixa e através do tato sem olhar a criança tenta adivinhar o objeto, em seguida, falar sobre suas sensações);

4. Alongamento;

Identifica, progressivamente, algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano em situações de interação.  

1. Brincadeira em dupla: um aluno com os olhos vendados apalpa o colega de vendo reconhecer a parte que está apalpando;

2. Andar ao mesmo ritmo do colega trabalhando o respeito mútuo;

3. Atividade do trenzinho: Os demais alunos do trem imitam os movimentos da criança a frente da locomotiva;

4. Ajudar o colega em determinados exercícios físicos com o auxílio da professora;

5. Atividade da linha: Os alunos enfileirados em um traçado oval riscado no chão tocar a parte do corpo solicitado pela educadora.

DOWNLOAD DO ARQUIVO COMPLETO –> http://www.portal.educacao.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-jornada-pedagogica/2011/educacao-infantil/sugestao-atividades-0-3-anos.pdf


Arquivo disponibilizado para download pela Secretaria de Educação de Salvador

Você pode gostar...

Comente esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *