Sugestões para que o REFORÇO ESCOLAR tem sentido e obtenha bons resultados

Olá educadores, confiram as dicas abaixo

UTILIZE UM AMBIENTE ALFABETIZADOR: Ao ser inserido em um projeto de reforço escolar, os educandos dever ter ao seu redor as mesmas condições de desenvolvimento de ensino encontradas nas aulas regulares. Não se pode colocar o aluno em qualquer sala que não esteja sendo utilizada durante aquele turno, pensando-se que está fazendo o seu trabalho da forma correta. Lembre-se inserir os educandos em ambiente com propensão ao desenvolvimento da aprendizagem. Utilize cartazes com rotinas, nomes dos alunos, números, textos, alfabeto e outros.

CONHEÇA E RESPEITE OS NÍVEIS DE APRENDIZAGEM DO ALUNO: Antes de inserir os educandos em um projeto de reforço escolar, o professor deve fazer um diagnóstico de aprendizagem e realizar avaliações diagnósticas, com o intuito de verificar as possíveis dificuldades, levando em consideração as situações que foram oferecidas ao aluno. Não adiante colocar o aluno nas aulas de reforço, se durante as aulas regulares não forem oferecidas as situações de aprendizagem necessárias.

PROCURE UTILIZAR UM FOCO DIFERENTE PARA CADA ALUNO: Não se pode ter a ideia de que a sala de aula é um ambiente composto por educandos homogêneos (com o mesmo ritmo de aprendizagem), pois a aquisição de aprendizagens ocorre de modo diferente para cada aluno. Ao se realizar um diagnóstico, percebe-se que haverá vários níveis de aprendizagens de acordo com a psicogênese. Então se você quer promover o avanço de seus alunos, procure agrupá-lo por aprendizagens já adquiridas e forneça atividades diferenciadas para cada níveis de escrita, tanto na regular quanto no reforço.

O RESPONSÁVEL PELO REFORÇO DEVE PLANEJAR COM O COORDENADOR E COM O PROFESSOR DA TURMA REGULAR.

PLANEJE ATIVIDADES COM FOCO NAS DIFICULDADES APRESENTADAS: Muitos professores erram ao pensar que qualquer atividades que está na Internet serve para qualquer aluno. Procure planejar atividades com recursos variados, envolvendo a tecnologia, a ludicidade e outras ferramentas que estejam ao seu dispor.

POR FIM E NÃO MENOS IMPORTANTE, REGISTRE TODAS AS SITUAÇÕES DESENVOLVIDAS DURANTE O REFORÇO ESCOLAR:  Faça relatórios individuais, fichas de acompanhamentos, pareceres descritivos e utilize outras formas de registrar o que aconteceu durante as aulas de reforço.

Por José Carlos Alves

Boas aulas e até mais…

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