Atividades permanentes para turmas de 1º ano – BAIXE O ARQUIVO

I- AGENDA

Nas situações cotidianas da sala de aula, é importante que as atividades do dia sejam organizadas junto aos alunos. Assim, todos se comprometem com o cumprimento das mesmas. Além disso, a organiza-ção da AGENDA é uma importante estratégia que leva os alunos a pensar e trabalhar uma situação real de leitura e de escrita. Nessas situações a escrita é também utilizada para auto-monitoração das próprias ações.

TEMPO MÁXIMO RECOMENDADO: 10 MINUTOS

FUNÇÃO: O TRABALHO COM A AGENDA TEM COMO FINALIDADES:

ØTrabalhar a função social da escrita, utilizando-se de textos REAIS.

ØPossibilitar ao aluno “ler”, mesmo sem saber ler convencionalmente.

ØObservar um “escritor” mais experiente escrevendo e ampliar as noções que possuem sobre os instrumentos e procedimentos que envolvem o ato de escrever.

ØEnsinar que para escrever precisamos de muitas letras, e que elas são colocadas nos lugares certos.

ØPossibilitar ao aluno ser um agente ativo no processo de ensino e aprendizagem.

ØOrganizar as atividades do dia observando a sequência numérica.

ØDesenvolver atitudes de escuta.

ØIdentificar as atividades do dia para decidir sobre o que fazer em cada momento da aula.

ØAmpliar noções de tempo, construindo os conceitos de passado, presente e futuro.

ØGarantir o aproveitamento do tempo escolar.

ØEnsinar comportamentos desejáveis para o cumprimento das atividades do dia.

ØPromover situações de responsabilidade coletiva.

ØReconhecer palavras, letras e sílabas com consciência das relações fonema/grafema.

ØObservar e pensar sobre a sonoridade das palavras e sobre a escrita delas.

ØPossibilitar a leitura e a escrita de palavras estáveis, como por exemplo: LEITURA DELEITE, ATIVIDADE, NOME, MATEMÁTICA, SALA ETC.

COMO FAZER?

Ø Sensibilizar o grupo para o momento da escuta e da participação durante a produção escrita da agenda do dia.

Ø Organizar e escrever a agenda do dia no quadro ou em outro material na presença dos alunos. Enquanto escreve, é importante ler em voz alta quais serão as atividades do dia, mencionando qual delas iniciará o dia, qual virá na sequência, o que vem antes do recreio e depois dele.

BAIXE O ARQUIVO COMPLETO AQUI

FONTE: http://proalfacabofrio.blogspot.com.br

Você pode gostar...

Comente esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *