Plataforma do Letramento lista pequenas animações sobre obras literárias – Levem para sala de aula

A literatura inspira obras artísticas de diferentes linguagens. Na pintura, por exemplo, temos as aquarelas de Salvador Dalí sobre a Divina Comédia, de Dante Alighieri. Na escultura, Auguste Rodin criou uma série de obras baseadas n’As metamorfoses, do célebre escritor romano Ovídio.

Já no Brasil contemporâneo, há várias canções inspiradas em livros, como “Lanterna dos afogados”, da banda Paralamas do Sucesso, que teve como inspiração o romance Jubiabá, de Jorge Amado. Na sétima arte, são inúmeros os filmes que dialogam com a literatura. É o caso de Vidas secas, de Nelson Pereira dos Santos, inspirado na famosa obra de Graciliano Ramos, ou A hora da estrela, de Suzana Amaral, baseada no romance de Clarice Lispector.

Recentemente, têm-se produzido muitas animações acerca de livros e literatura. Aliando a imagem em movimento e a música à palavra escrita ou oral, as animações podem ser uma maneira divertida e empolgante de aproximar crianças, jovens, adultos e idosos da arte da leitura literária. Veja ou reveja as animações selecionadas pela Plataforma do Letramento.

A maior flor do mundo
“As histórias para crianças devem ser escritas com palavras muito simples… Quem me dera saber escrever essas histórias…” É o anseio de escrever a mais linda de todas as histórias que inspira a narrativa apresentada nesta animação, baseada em livro infantil do escritor português José Saramago. Leia mais na dica.

Histórias da unha do dedão do pé do fim do mundo
O olhar curioso da criança que desvenda o mundo e as palavras como brinquedo está presente nesta belíssima e delicada animação com poemas de Manoel de Barros. Veja.
A agulha e a linha
Este divertido curta-metragem se baseia no conto “Um apólogo”, uma fábula cheia de ironia cujas personagens são uma agulha e uma linha. O audiovisual, criado por estudantes da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Faac/Unesp), preserva o humor ácido do escritor fluminense, atualizando a linguagem com gírias do mundo da moda. Leia a dica.

Histórias arrepiantes
Esta série de animações da Rede Minas atualiza narrativas de medo e suspense que povoam nosso folclore. Veja mais.

Morte e vida severina
Este curta-metragem da TV Escola se baseia na célebre peça de João Cabral de Melo Neto, que retrata a dura travessia dos retirantes nordestinos. Conheça.

Portinholas
Esta animação é inspirada em um livro de Ana Maria Machado sobre o pintor Candido Portinari. O audiovisual foi criado e roteirizado por estudantes da rede municipal de ensino de Vitória (ES) participantes do Projeto Animação (Instituto Marlin Azul e Galpão Produções). Leia a dica.

Aurora sem dia
O curta-metragem, criado pelo cartunista e diretor Allan Sieber e pelo produtor Fabiano Maciel, baseia-se em um conto de Machado de Assis publicado em 1870. O protagonista é Luís Tinoco, funcionário público que decide virar poeta, sem a menor vocação para o ofício. Veja.

Os fantásticos livros voadores de Morris Lessmore
A tragédia provocada pelo furacão Katrina no sul dos Estados Unidos, ocorrida em 2005, inspira esta encantadora animação de William Joyce e Brandon Oldenburg. O curta reaviva a ideia de que os livros são capazes de nos levar a viagens incomparáveis. Saiba mais.


FONTE: Plataforma do Letramento com Licença Creative Commons

Você pode gostar...

Comente esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *