Dicas simples para engajar as crianças na habilidade da escrita – CONFIRAM!

Na escola: o que fazer antes de colocar os alunos para escrever?

Antes de começar a escrever, os alunos devem ser incentivados a fazer uma reunião de pensamentos, momento conhecido como brainstorming. Pensar no objetivo do texto, traçando um esquema do que será dito no começo, meio e fim é algo que os escritores conceituados também fazem e é essencial para garantir coerência no discurso.

As evidências apontadas pelo professor Beard no livro mostram, porém, que muitas vezes os alunos acabam “escrevendo por escrever”, sem saber exatamente a finalidade do texto. Por isso, um bom trabalho de escrita na escola deve incentivar os alunos a ter três atitudes antes de colocar o lápis no papel – ou os dedos no teclado:

– Pensar sobre a finalidade da escrita
– Planejar o quê e como dizer
– Entender o que o leitor precisa
– Em sala, esse “brainstorming” pode ser feito de maneira coletiva ou individual, oral ou escrita, dependendo do objetivo do professor com a tarefa. O foco deve ser sempre facilitar o processo que virá depois, permitindo que a criança demonstre mais fluência na escrita sem interrompê-la a todo instante para pensar nesses aspectos estruturais do texto.

Em casa: como os pais podem ajudar?

Existem fatores externos à escola que também interferem no desempenho dos alunos em relação à escrita, e que podem ser responsáveis por boa parte do seu engajamento em produzir textos. Isso foi apontado em um estudo da Universidade Harvard. Nele, as pesquisadoras Jeanne Chall e Catherine Snow coletaram textos narrativos e de escrita descritiva de crianças de sete, nove e onze anos de idade, e repetiram o processo um ano depois. O estudo foi realizado com famílias de baixa renda, que tinham recursos materiais limitados e que muitas vezes viviam em casas superlotadas.

Após analisar as atitudes das famílias e compará-las com o desempenho das crianças nos textos, elas puderam concluir que a qualidade da escrita está relacionada a uma série de ações que ocorreram em lares que, apesar das dificuldades enfrentadas, criaram circunstâncias para ajudar as crianças a se tornarem bons alunos. Essas práticas estavam relacionadas com:

– Definir regras para as crianças, por exemplo, limitar tempo em que podem assistir TV
– Assegurar a pontualidade e frequência das crianças nas escolas
– Cumprir os compromissos assumidos
– Manter a casa razoavelmente limpa e organizada
– Organizar atividades pós-escolares variadas para as crianças

Como se pode ver, há muitos fatores que podem ajudar as crianças a ter melhor fluência na escrita e que não dependem apenas do quanto elas escrevem. A prática deve ser sempre influenciada, mas ela será facilitada se os adultos atentarem para esses outros aspectos.


FONTE: EBC Infantil

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