Jogo ajuda professores a mediar leitura para crianças – BAIXE O GUIA INSTRUCIONAL

Conduzir os alunos para o aprofundamento do conteúdo de um texto exige dedicação do professor. O aproveitamento dos vários contextos de um livro, por exemplo, deve ser instigado em sala de aula para que o aprendizado seja realmente assimilado. Além disso, há o desafio de não tornar a tarefa enfadonha.

É preciso questionar sobre o local e a época em que a história se passa, estimular que os alunos contem à sua maneira, perguntar sobre os personagens, a sucessão dos eventos, identificar o problema e as soluções dele. O processo de interpretação ainda passa pela contextualização da obra à vida prática do leitor.

Esse passo-a-passo orienta a mediação, mas pode ser feito de formas criativas. Um exemplo é o jogo do mediador de leitura, criado pelo poeta, pesquisador de artes verbais e doutor em Linguística João Bosco Bezerra Bonfim.

Como jogar:

O jogo é composto de 11 cartas com instruções e dez cartas com habilidades. Os arquivos devem ser impressos de forma que a instrução 1 fique no verso da habilidade 1, e assim por diante. Em cada folha A4 pode-se imprimir quatro cartas.

De posse de uma narrativa, e com o auxílio do jogo, o mediador de leitura segue os passos propostos.

Por exemplo: Na Instrução 3 o mediador tem perguntas sobre o espaço em que se passa a história. Na carta Habilidade 3, ele é informado sobre quais capacidades da crianças estão sendo treinadas e exploradas com essas perguntas, no caso, a capacidade de recompor, à partir dos elementos do texto, o cenário da narrativa.

Baixe aqui as instruções adicionais

As instruções adicionais são informações extras para potencializar a compreensão e possibilitar ao mediador algumas ferramentas de interpretação.


Fonte: EBC Infantil (Creative Commons)

Você pode gostar...

Comente esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *