[DOWNLOAD] Material da TV Escola sobre PROJETOS DIDÁTICOS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

LEIA A INTRODUÇÃO DO MATERIAL

Atualmente, as discussões que envolvem o ciclo de alfabetização e o Ensino Fundamental de nove anos passam por reflexões e questionamentos que estão diretamente relacionados às atividades que precisam ser desenvolvidas no espaço escolar. Ao defendermos a entrada da criança de seis anos no primeiro ano do ciclo de alfabetização, estamos defendendo que não se trata apenas de incluir os meninos e as meninas na escola, mas encontrar novas linguagens, novas categorias, novas estratégias para enfrentar formas inéditas de exclusão que, hoje, se produzem e se reproduzem. E uma das maiores exclusões do sistema educacional brasileiro é de crianças e jovens que não têm domínio e fluência das habilidades da leitura e da escrita.

Partindo do princípio de que orientações curriculares são “conhecimentos” e não podem designar “conteúdos”, cujo termo é restrito, nossa opção teórico-metodológica é por “capacidades”, termo amplo o suficiente para abranger todos os níveis de progressão, desde os primeiros atos motores até a leitura e a produção textual. Uma proposta curricular de alfabetização ancorada nas capacidades diz respeito àquilo que uma pessoa precisa saber para ser alfabetizada.

Defendemos que uma proposta curricular que atenda ao ciclo de alfabetização passa necessariamente pela distribuição gradual das capacidades ao longo dos três anos, sem que se tenha uma sobrecarga em determinado ano e, sim, uma organização coerente e adequada aos conhecimentos e à idade dos alunos.

As reflexões sobre planejamento e organização de uma proposta de alfabetização que contemple esse aprendizado devem possibilitar ao professor uma visualização mais clara dos objetivos de seu trabalho em sala de aula e das metas que deve procurar atingir, nos três anos do ciclo de alfabetização.

LINK PARA DOWNLOAD DO MATERIAL COMPLETO –> http://cdnbi.tvescola.org.br/resources/VMSResources/contents/document/publicationsSeries/15400306_Projetosdidaticos.pdf

Você pode gostar...

Comente esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *