MEC fecha parceria para oferecer cursos técnicos gratuitos online

Ampliar o leque de soluções para a educação profissional e tecnológica a distância e fomentar a utilização da tecnologia na educação é o objetivo do acordo de cooperação técnica assinado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC e o Instituto TIM. Por meio da Rede e-Tec Brasil, iniciativa integrante das ações do Pronatec nesse segmento, são oferecidos 25 cursos abertos a qualquer pessoa interessada pelas temáticas.

“A oferta vai ao encontro do propósito da Setec, que é ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio públicos e gratuitos”, enfatiza a secretária Educação Profissional e Tecnológica, Eline Nascimento. “Esta modalidade permite que pessoas que não possam fazer um curso presencial tenham acesso a cursos online, podendo estudar em qualquer lugar, a qualquer horário”.

Entre os cursos oferecidos estão linguagens de programação, banco de dados, websites, desenho de jogos e design de interfaces. Até o momento, 22 institutos federais, um Centro Federal de Educação Tecnológica e o Instituto Dom Moacyr já instalaram ou estão em processo de instalação de suas plataformas.

“As instituições podem disponibilizar na plataforma cursos específicos voltados para o plano pedagógico utilizado por elas, reforçando os conteúdos ministrados e ajudando na aprendizagem dos alunos”, acentua a secretária. Desenvolvido na modalidade MOOC (massive open online courses), o código da plataforma é aberto, permitindo que as instituições adaptem as modalidades a seus interesses e objetivos.

Instituto TIM – Fundado em 2013, o Instituto TIM tem como missão criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano e utilizando a tecnologia móvel como um dos principais habilitadores. Os cursos oferecidos pela plataforma TIM Tec podem ser vistos aqui. 

FONTE: Assessoria de Comunicação Social – MEC

Você pode gostar...

Comente esta postagem

2 Resultados

  1. Rosimeia disse:

    Gostaria de saber se tem enfermagem a distância?

  2. Rosimeia disse:

    É muito bom vcs darem oportunidade pra quem não tem condições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *