USP oferece curso de Libras online e gratuito para professores

A iniciativa disponibiliza vídeo aulas, material didático e exercícios, numa plataforma digital que permite tirar dúvidas

Atenção, professores que ainda não conhecem a Língua Brasileira de Sinais (Libras) por falta de tempo ou oportunidade: a Universidade de São Paulo (USP) oferece um curso online completo. E o melhor: gratuito. Basta clicar neste link e começar a estudar.

A iniciativa do grupo de Mídias Digitais da USP disponibiliza vídeo aulas, materiais didáticos e exercícios para quem deseja aprender a linguagem. O curso, criado pelo professor do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Felipe Venâncio Barbosa, foi idealizado para que os alunos tenham contato com a linguagem de sinais e aprendam mais sobre a educação de surdos e a cultura surda.

Todo o conteúdo está hospedado na plataforma Stoa, onde também é possível tirar dúvidas com os professores. No site, os alunos conseguem ter acesso à todas as aulas e fazer downloads do conteúdo programático da disciplina. O curso, porém, não se caracteriza como extensão nem oferece certificado. Mas, ainda sim, é uma ótima oportunidade para professores que desejam trabalhar pela inclusão de alunos com deficiência.

Com informações de NOVA ESCOLA


SOBRE LIBRAS:

A LIBRAS, Língua Brasileira de Sinais, ao contrário do que muitos pensam, é uma língua e possui uma estrutura gramatical própria, ultrapassa as ideias daqueles que acreditam ser apenas gestos ou mímicas, como uma maneira de comunicação entre os deficientes auditivos.

Considera-se a LIBRAS uma língua por possuir corretamente os níveis linguísticos fonológico, morfológicos, sintático e semântico, e o que vai diferenciar essa língua das demais é a sua modalidade visual-espacial, pois, o que denominamos de palavra na língua oral-auditiva, na LIBRAS é denominado por sinais.

Você pode gostar...

Comente esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *