Leve os vídeos da série “Juro que vi” sobre as LENDAS DO FOLCLORE BRASILEIRO para a sala de aula

Juro que Vi é uma série de curtas-metragens de animação brasileira que conta as histórias de personagens do folclore brasileiro, tais como o saci, a Iara e o curupira. Os episódios são feitos com a participação de alunos da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e recontam as lendas de maneira atual abordando temas como como direito dos animais, proteção ambiental e preconceito.

Os curtas já foram exibidos em vários canais educativos de televisão como TV Multirio, TV Rá-Tim-Bum, TV Cultura, TV Brasil e TV Escola.

A série já ganhou vários prêmios nacionais e participou de festivais internacionais. Ganhou o Grande Prêmio Cinema Brasil 2010, na categoria Melhor Curta-Metragem de Animação, e já participou de festivais como o Festival Internacional de Cinema Infantil e o Japan Prize.

Episódios

  • O curupira – Feito em 2003, conta a história de um caçador que, com seu assistente, se aventuram na floresta Amazônica, mas acabam sendo vítimas do curupira.
  • O boto – Narrado por Regina Casé, esse curta de 2004 conta a história de amor impossível entre uma mulher que se apaixona por um homem baixinho que na verdade é um boto-cor-de-rosa.
  • Iara – Feito em 2004 e narrado por José Dumont, conta a história de Pedro Rico e da Iara.
  • Matinta Perera – Produzido em 2006, esse episódio narra a história de Matinta Perera, uma bruxa que exige oferendas, e de uma menina e seu gato que acabam descobrindo os segredos dela. Ganhou os prêmios de Melhor Trilha Sonora no Festival de Animação de Gramado 2007 e The Japan Foundation President’s Prize no Japan Prize 2007.
  • O Saci – Esse episódio foi produzido em 2009 e retrata o saci, e quando esse personagem do folclore brasileiro invade uma fazenda, seu amargurado dono resolve capturá-lo.

Os vídeos estão disponibilizados em –> http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/busca?mult=&cat=&tip=&proj=2536&txt=

Comente esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *