UNICEF, Fundação Barcelona FC e Instituto RM oferece curso EAD gratuito sobre EDUCAÇÃO INCLUSIVA

O UNICEF, o Instituto Rodrigo Mendes e a Fundação FC Barcelona escolheram o 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, para iniciar o curso Portas abertas para a inclusão.

Totalmente gratuito e a distância (EAD), o curso é aberto a professores de todas as disciplinas, gestores escolares, familiares e interessados em saber mais sobre a inclusão de pessoas com deficiência na escola.“Com o Portas abertas EAD, contribuímos para que todas as escolas públicas brasileiras possam garantir o direito de aprender a cada menina e cada menino, notadamente aqueles com deficiência”, afirma Ítalo Dutra, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.

Com 40 horas de duração, as aulas do Portas abertas EAD serão compostas por textos, vídeos e videoaulas sobre a teoria e a prática da educação inclusiva. Dividido em sete módulos, o curso abordará o que é, qual o histórico e qual a legislação da inclusão escolar, questões de acessibilidade e práticas e conceitos de educação física inclusiva. Apesar de ter como público-alvo educadores em geral, o curso não exige pré-requisitos e será totalmente gratuito e acessível, com recursos de Língua brasileira de sinais (Libras), legendas e audiodescrição.

Os conteúdos são independentes: cada cursista poderá decidir a ordem que irá assistir aos módulos e em quanto tempo. Ao final do curso, os participantes recebem orientações metodológicas e devem desenvolver um projeto de intervenção. Cumpridas todas as etapas, o IRM emite um atestado de participação.

Um dos destaques do curso é o fato de ser acessível, com recursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras), legendas e audiodescrição. Ao final do programa, os participantes receberão um atestado de participação.

E se você tem interesse em fazer o curso, já pode conhecer essas experiências do Portas abertas para se inspirar. Os projetos desenvolvidos por quem já participou das edições anteriores da formação estão disponíveis no DIVERSA, o portal de compartilhamento de experiências e construção de conhecimento em educação inclusiva do IRM. Para conhecer essas práticas, acesse: diversa.org.br/tag/projeto-portas-abertas-inclusao.

Os interessados podem realizar um pré-cadastro no site www.rm.org.br, a partir do dia 21 de setembro. (Estarei lembrando a todos que comentarem essa postagem aqui no blog)… Comente com seu Facebook na parte inferior deste blog.

Você pode gostar...

Comente esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *