Baixe a coletânea “Orientações Pedagógicas para professores da pré-escola” – Sec. de Educação de Salvador

Esses materiais abaixo disponibilizados, foram feitos pela Rede Municipal de Salvador, resultando do belíssimo trabalho de construção coletiva, que resultou nestas Orientações Pedagógicas. Esta construção, contou com a participação ativa de representantes, tanto de professoras/es como de coordenadoras/es e gestoras/es de todas as Gerências Regionais de Educação que, em rodas de conversa, refletiram, analisaram, sugeriram desde a concepção até a avaliação do material produzido. Vale registrar que essa avaliação do que foi produzido se estendeu para além das rodas, chegando ao grupo de trabalho, instituído para acompanhamento do processo de elaboração da totalidade dos materiais.

Este documento, organizado em três volumes, traz orientações para as/os professoras/es, abordando tanto aspectos do desenvolvimento infantil como modos de organizar a rotina, sugerindo atividades e orientando a prática, tendo como documento norteador o Referencial Curricular Municipal para a Educação Infantil de Salvador. Vale notar, também, que este Referencial foi construído de maneira semelhante trazendo, portanto, a marca e a assinatura de todos que fazem a Educação Infantil na Rede. Ambos – Orientações Pedagógicas e Referencial –, inspiram-se
nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, cuja leitura e apropriação devem servir de base para sua implementação.

O volume I traz orientações sobre os Campos de Experiência: Bem-estar, Autonomia, Identidade e Interações; Brincadeiras e Imaginação; Relação com Natureza, Sociedade e Culturas.

O volume II traz as Linguagens Matemática e Artísticas: Visual e Musical, que compõem o Campo de
Experiência ‘Linguagens Integradas’.

O volume III traz orientações sobre as Linguagens Verbal e Corporal, do Campo de Experiências Linguagens Integradas e Avaliação na Educação Infantil.

BAIXE CLICANDO NOS LINKS ABAIXO:

VOLUME I

VOLUME II

VOLUME III


MATERIAIS DISPONIBILIZADOS GRATUITAMENTE

Você pode gostar...

Comente esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *