Comunicado do MEC sobre o PNAIC 2015

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Prezados (as) Senhores (as)

O Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa tem sido desenvolvido por meio de ações que estimulam a ação reflexiva do professor sobre o tempo e o espaço escolares. Cinco princípios centrais orientam a proposta:

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  • Currículo inclusivo, que defende os direitos de aprendizagem de todas as crianças, fortalecendo as identidades sociais e individuais;
  • Integração entre os componentes curriculares;
  • Foco na organização do trabalho pedagógico;
  • Seleção e discussão de temáticas fundantes em cada área de conhecimento;
  • Ênfase na alfabetização e letramento das crianças.

Começamos o PNAIC com a formação em Língua Portuguesa em 2013 e em 2014 inserimos a Matemática. Em 2015 a novidade será a ampliação para as demais áreas do conhecimento, de forma integrada, abrangendo todas as áreas de conhecimento de modo a promover a educação integral das crianças nesse início do processo de escolarização.  Os cadernos de formação estão assim  distribuídos:

  • Caderno de apresentação
  • Caderno para gestores e equipe pedagógica das secretarias de educação
  • Cadernos de estudo a serem utilizados nos encontros de formação:
  1. Currículo na perspectiva da inclusão e da diversidade: as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e o ciclo de alfabetização;
  2. A criança no ciclo de alfabetização;
  3. Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização;
  4. A organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização;
  5. Organização da ação docente: a oralidade, a leitura e a escrita no ciclo de alfabetização;
  6. Organização da ação docente: a arte no ciclo de alfabetização;
  7. Organização da ação docente: alfabetização matemática na perspectiva do letramento;
  8. Organização da ação docente: Ciências da Natureza no Ciclo de Alfabetização;
  9. Organização da ação docente: Ciências Humanas no Ciclo de Alfabetização;
  10. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: integrando saberes

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Informamos que o prazo para cadastramento de orientadores de estudos e professores alfabetizadores, no Sispacto 2015,  foi prorrogado para o dia 30/06/2015. Em caso dúvidas, acessehttp://pacto.mec.gov.br/documentos-importantes  e verifique o documento “Sispacto 2015 – Coordenador Local” em “Passo a Passo”.

Secretaria de Educação Básica
Ministério da Educação
(18/06/2015)

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13 Resultados

  1. Vanessa disse:

    Olá, fico feliz com a continuidade do programa, desejo que todos os objetivos sejam cumpridos e q o material de formação realmente chegue aos professores, pois, em registro/SP não recebemos os cadernos de formação de 2014. Bem como seja visto com carinho o prazo de pagamento das bolsas, que foram vergonhosamente negligenciados em 2013 e 2014.

  2. rejane da silva abreu disse:

    Nao recebi as duas ultimas bolsas ate o momento como fica?

  3. Robelia disse:

    Quero me cadastrar para fazer o curso

  4. edileide disse:

    Quando começa o pacto 2015 no rn?

  5. Jaciara disse:

    Duas últimas? Não recebi parcela alguma! Sem pagamento das bolsas anteriores se torna inviável recomeçar a formação.

    • Rose Meri disse:

      Ano passado todas bolsas atrasadas, estão brincando conosco, com todos estes cortes na educação, como irão começar em 2015?

  6. Vânia Fabril Serra disse:

    Nao recebi as duas ultimas bolsas ate o momento como fica?

  7. Denize das Neves Machado disse:

    Nós professores da Rede Municipal de Salvador, não recebemos as bolsas referentes a formação de 2014. Quem as recebeu, recebeu parcialmente e fizemos o curso de forma integral.

  8. ligia c prado disse:

    As bolsas em atraso tem previsao de data para serem pagas?

  9. Tâmara disse:

    E as bolsas como vai ficar..pois ainda falta duas , quero receber…e não vou mais participar por é muita cobrança e a parte de c nada de bolsas tô fora

  10. Niedja disse:

    Boa tarde! Aqui no município de Malta Pb, recebemos o material e todas as bolsas. Houve atrasos nos pagamentos , porém recebemos

  11. alexsandro disse:

    só recebi duas bolsas.

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