Temas de Redação de todas as edições do ENEM

Veja abaixo, todos os temas já utilizados para redação do ENEM

#2000

Os direitos da criança e do adolescente foram o tema da redação do Enem no ano 2000. A proposta cobrava que o candidato se expressasse sobre como enfrentar as situações em que a infância é desrespeitada.

#2001

Em 2001, o candidato que fez Enem era convidado a refletir sobre “desenvolvimento e preservação ambiental”. A pergunta a que o candidato devia responder era: “Como conciliar os interesses em conflito?”. No decorrer do texto, a banca exigiu que o estudante mostrasse respeito aos direitos humanos.

#2002

A política foi assunto da redação de 2002 do Enem. O candidato devia escrever sobre o seguinte tema:“O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?”. Em 25 de janeiro de 1984, na praça da Sé, ocorria o comício das Diretas Já, movimento que pedia eleições diretas para presidente do Brasil.

#2003

A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?” Esse foi o tema da dissertação do Enem 2003. O estudante recebeu textos analíticos sobre a violência, além de números sobre os investimentos do Brasil em segurança pública.

#2004

Com trecho da Constituição Federal, análise de especialista e de entidades da sociedade civil, o candidato do Enem 2004 tinha de fazer uma dissertação discutindo como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação

#2005

O trabalho infantil foi a proposta de redação do Enem 2005. Na época, mostrava um gráfico, o número de crianças e jovens de 5 a 17 anos que trabalhavam no país somava 5,4 milhões.

#2006

O poder de transformação da leitura foi o tema da dissertação do Enem 2006. O candidato recebeu uma coletânea de textos falando da importância de ler. Sua única restrição era desenvolver uma redação que respeitasse os direitos humanos.

#2007

O respeito diversidade cultural foi abordado na proposta de redação do Enem 2007. O candidato era convidado a refletir sobre “o desafio de se conviver com as diferenças”.

#2008

Em 2008, a banca elaboradora do Enem deu três possibilidades de ação para preservar a floresta Amazônica. O candidato tinha de escolher uma delas e mostrar seus pontos positivos e negativos. As três possibilidades eram: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou ainda aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar.

#2009

“O indivíduo frente à ética nacional” foi o tema da redação do Enem 2009. O candidato deveria apresentar uma proposta de ação social, que respeitasse os direitos humanos.

#2010

Os participantes do Enem 2010 deveriam elaborar uma redação sobre o tema O Trabalho na Construção da Dignidade Humana. Foram disponibilizados dois textos de apoio: um sobre trabalho escravo e outro sobre o futuro do trabalho

#2011

Em 2011, os inscritos no Enem foram convidados a formular uma dissertação com o tema “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado”. Havia dois trechos de textos e uma tirinha como material de apoio.

#2012

Tema da redação: Movimento imigratório para o Brasil no século XXI.

#2013

A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 teve como tema “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”.

#2014

A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 teve como tema “Publicidade infantil em questão no Brasil”.

E 2015? Qual tema será? Prepare-se…


Fontes: http://educacao.uol.com.br/album/redacao_enem_album.htm#fotoNav=14 e G1

Comente esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *