Sugestões de Atividades para Silábicos-Alfabéticos

HIPÓTESE SILÁBICA-ALFABÉTICA CARACTERÍSTICAS DO ALUNO SILÁBICO-ALFABÉTICO

• Este nível marca a transição do educando da hipótese silábica para a hipótese alfabética. Ora ele escreve atribuindo a cada sílaba uma letra, ora representando as unidades sonoras menores, os fonemas;

• Inicia a superação da hipótese silábica;

• Reconhece o som das letras;

• Surge a adequação do escrito ao sonoro;

• Consegue combinar vogais e consoantes numa mesma palavra, numa tentativa de combinar sons, sem tornar, ainda, sua escrita socializável.

QUANDO A CRIANÇA SE ENCONTRA NA HIPÓTESE SILÁBICA-ALFABÉTICA DE ESCRITA PODEMOS TRABALHAR AS SEGUINTES ATIVIDADES:

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

1. Ditado:

 Entregar aos alunos uma lista com os seus nomes;

 Desafiar os alunos a anteciparem o conteúdo desta lista: “o que temos escrito aí? Por que vocês acham que trata disto? Todos os nomes começam iguais? Todos os nomes têm o mesmo número de letras? E o mesmo número de sílabas?” etc;

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Fonte: Sec. Educ. Fortaleza

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