Conheça métodos inovadores e inclusivos de alfabetização

Apesar de crianças com o transtorno do autismo poderem frequentar a rede regular de ensino, algumas técnicas utilizadas na educação especial podem facilitar a aprendizagem. Uma escola de Havana, em Cuba, voltada para crianças com autismo, desenvolve métodos de ensino voltados a crianças de 2 a 7 anos, que preparam a criança para o ensino regular.

O objetivo fundamental da escola Dora Alonso é realizar um estímulo precoce das crianças, preparando-as para alcançar a inclusão educativa em outros contextos.

Das 65 crianças matriculadas, 40 frequentam o espaço diariamente e o restante recebe uma modalidade de atendimento combinado, ou seja, frequentam a escola duas ou três vezes por semana para receber atendimento personalizado e individualizado, em complemento ao ensino tradicional.

Dentre os métodos da escola está o de leitura global para aprendizado da leitura e da escrita. A diretora Laude Cruz Camejo explica: “Estamos usando este método com um grupo de crianças e é dividido em diversas etapas. Primeiro imagem com imagem. Posteriormente, outra etapa é a associação da imagem com a palavra. E, posteriormente, a leitura global da palavra. À medida que a criança vai evoluindo, são incorporadas as orações pitográficas, que é a leitura de orações com imagens, até restar somente a oração.”

A professora Laura Alvarez explica que em um primeiro momento faz as atividades junto com a criança, mas depois vai tirando a ajuda. “Já não seguramos a mão toda, só colocamos os dedos  como guia, para que a criança consiga fazer. E depois simplesmente mostramos a atividade que a criança vai realizar e a criança, compreendendo os códigos visuais, realiza a atividade.”

Além da alfabetização, propriamente dita, a escola cubana oferece aulas de computação, música, fisioterapia e educação física.

Outros serviços importantes são a presença de psicopedagoga e logopedistas, que são as terapeutas da linguagem.

Conheça a escola Dora Alonso nesta reportagem do Programa Especial:

FONTE: EBC e Programa Especial

Você pode gostar...

Comente esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *