O Ensino-Aprendizagem no século XXI – por Paty Fonte

Em relação a competências e habilidades para o século XXI pode-se afirmar que:

a) não dá mais para centrar a aula em conteúdos, mas sim em adquirir habilidades que por sua vez levam o aluno a algumas competências;

b) as competências precisam ser desenvolvidas para a resolução de problemas que vão surgindo no decorrer da vida;

c) não basta saber, mas também saber fazer. Falta muito ligar os saberes com a prática do dia a dia;

d) o uso das tecnologias contribui para a autonomia e criatividade na aquisição dessas competências necessárias na resolução de problemas;

e) o professor do século XXI precisa ter competência para flexibilizar o currículo de acordo com o interesse e necessidade dos educandos, saber utilizar as tecnologias para produção de conhecimento tanto seu quanto dos alunos, tornar-se também um aprendiz, propor trabalhos colaborativos.

O aluno do século XXI precisa adquirir competências para resolução de problemas, para aprender a aprender, trabalhar de forma cooperativa, exercitar a autoria, tornar-se empreendedor. Os educadores e gestores parecem já estar conscientes da necessidade de mudanças na educação, porém existe ainda uma distância entre o que se diz e se faz na escola, na maioria dos casos.

O que nossos alunos precisam aprender para conseguirem ser felizes em sua vida profissional e pessoal? Vamos elencar algumas habilidades que pensamos ser da maior importância:

a) Habilidades para pesquisar (procurar, selecionar, guardar, compreender, depurar,elaborar);

b) Autores de sua Aprendizagem (Argumentar, fundamentar, questionar com propriedade, propor e contrapor);

c) Usar Tecnologias Digitais (interagir através de e-mail, procurar e selecionar na Internet, editar, desenhar, hospedar, publicar, simular, experimentar);

d) Colaboração em prol da aprendizagem (propor, sugerir, criticar, questionar).

É possível desenvolver essas habilidades em uma prática tradicional, centrada no professor e nos conteúdos específicos elencados por ele?

Quais os desafios da educação no mundo contemporâneo?

A escola fragmentada, dividida em disciplinas e grades curriculares, e distante da vida dos professores e alunos, se depara, a cada dia, com um mundo que faz perguntas cada vez mais globais e urgentes, como a necessidade de considerar o todo, o planeta, a cidade.


Publicação autorizada por PATY FONTE – Educadora especialista em pedagogia de projetos, escritora, autora de livros e palestrante.

CONHEÇA O TRABALHO DE PATY FONTE NOS LINKS ABAIXO:

http://www.patyfonte.com.br/

www.projetospedagogicosdinamicos.com  

www.cursosppd.com.br

Twitter: @PatyFonte

Você pode gostar...

Comente esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *