Sugestões de Atividades Nomes Próprios

1. Apresentação dos nomes

Desenvolvimento

Depois de produzir os crachás com o nome das crianças, o professor deve apresentar um por um a toda à turma. Dessa forma, os pequenos passam a ter contato com a escrita convencional do nome deles e também do de seus colegas. Nesse dia o docente também pode pedir às crianças para perguntar a seus pais por que eles escolheram esse nome e, em sala, compartilhar com os amigos.

O que as crianças aprendem?

Com as mesmas características gráficas (tamanho, cor, fonte e alinhamento), os cartões levam as crianças a prestar atenção apenas nas letras que os compõem, na quantidade delas e na ordem em que estão dispostas. Assim, elas desenvolvem critérios para reconhecer semelhanças e diferenças entre as palavras. A apresentação da história do nome também permite o desenvolvimento de uma discussão sobre identidade, na qual as crianças refletem sobre a função social dessa palavra.

Achar o seu crachá que estará embaralhado no meio da roda e colocá-lo no quadro de pregas de letras de acordo com a inicial do nome. Os crachás restantes deverão ser contados, pois são os alunos ausentes. Batata-Quente, em que todos em roda ouvem uma música, enquanto vai passando um objeto qualquer; ao parar a música, quem estiver com o objeto deverá dizer o seu nome, pegar o seu crachá no meio da roda e guardá-lo no quadro de pregas, na respectiva inicial.

BAIXE O ARQUIVO COMPLETO

Fonte: Sec. Educ. Fortaleza

Você pode gostar...

Comente esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *