Sugestões de Atividades para aluno pré-silábicos

1. Disponibilizar para cada aluno o crachá com a escrita do seu nome (letra de forma de um lado e cursiva do outro). Ensinar aos alunos onde termina e onde começa a escrita do nome, destacando o som da letra inicial e da final.

2. Fazer a chamada dos alunos utilizando material escrito como apoio (no caso, os crachás dos alunos). O encaminhamento pode e deve variar. Exemplo:

 Você lê e mostra os crachás procurando destacar alguma informação sobre a escrita dos nomes.

 Você mostra o crachá e desafia a turma (ou um aluno) a ler o nome nele registrado (dê dicas que destaquem elementos da escrita dos nomes e/ou forneça informações sobre a mesma)

3. Escrever os nomes dos alunos no quadro construindo uma LISTA (se preferir esta lista pode ser escrita no quadro com antecedência).

 Desafiar os alunos a identificarem alguns nomes na lista (contar as letras, verificar se há repetição de letras, identificar nomes que começam com a mesma letra, procurar nomes que possuam a mesma quantidade de letras).

 Entregar letras soltas para que os alunos possam reconstruir alguns dos nomes da lista – pode ser os nomes dos alunos que faltaram, os nomes começados ou terminados com determinada letra escolhida pelo professor (ditar os nomes).

BAIXE O ARQUIVO COMPLETO

Fonte: Sec. Mun. Educação de Fortaleza-CE

Comente esta postagem

3 Resultados

  1. Edna disse:

    Adorei as sugestoes, fiquei feliz pq ja trabalho desta maneira.

  2. iolanda disse:

    adorei as sugestões ….

  3. Madalena disse:

    Adorei suas atividades muito digestivas, trabalho constantemente com elas na sala de aula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *