História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Educação Infantil

Este livro se inicia com um convite à professora e ao professor da educação infantil de diferentes regiões do Brasil, responsáveis pela educação de crianças de 0 a 5 anos, a um diálogo em torno do trabalho pedagógico com a história africana e as relações raciais no Brasil.

As autoras do texto final do presente livro, apesar de hoje atuarem no ensino superior, começaram suas atividades profissionais na educação básica e atuaram na educação infantil como docentes ou formadoras de professores. Portanto, elas sabem as dores e as delícias de atuar como profissionais responsáveis pela educação infantil.

As trajetórias profissionais e políticas de cada uma levaram-nas a perceber temas, perspectivas e histórias omitidas, silenciadas ou tratadas de forma distorcida na escola básica, tendo o seu início na educação infantil, quer seja nas creches ou nas pré-escolas. A questão africana e afro-brasileira é uma delas.

Acompanharam, ao longo dos tempos, a luta dos movimentos sociais na denúncia dessa lacuna junto ao poder público nacional, regional e local, e as várias estratégias alternativas e paralelas construídas por esse movimento social, as quais foram acolhidas por alguns docentes, profissionais da educação infantil, gestores, formuladores de políticas educacionais, familiares e redes de ensino.

cultura afrodescendente arte e artesanato, arte afrodescendente pintura, arte negra no brasil, objetos da cultura negra, artes visuais afro-brasileiras: pintura, arte afrodescendente resumo, arte negra resumo, artesanato dos afros-brasileiros, consciência negra resumo, trabalho sobre a consciência negra, consciência negra redação, consciência negra texto pequeno, desenvolvimento da consciência negra, qual a importância da consciência negra, consciência negra frases, como surgiu o dia da consciência negra

ATUALIZADO EM 27/08/2018 —> ACESSE A PÁGINA DE DOWNLOAD

Fonte: http://etnicoracial.mec.gov.br/

Comentários - Deixe sua opinião

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Rita Leite disse:

    Parabéns por compartilhar gratuitamente os arquivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *