10 Dicas de livros da literatura Afro-Brasileira

A literatura que explora e valoriza a diversidade cultural e étnica tão presente nas culturas africanas e afro – brasileiras, sendo assim uma excelente forma de abordar conteúdos que são exigidos na lei 10.639, que mostra obrigatória o ensino da rica “ História e Cultura afro – brasileira e africana” nas escolas tanto de ensino fundamental como médio nas redes públicas ou privadas de todo o Brasil.

Com isso abaixo são apresentadas 10 dicas de livros que são recomendados tanto para os pais, como filhos e professores sobre o tema apresentado anteriormente.

1. Menina Bonita do Laço de Fita – Ana Maria Machado

A autora tem como objetivo colocar em cena, retratando a história de um coelho branco que acaba se apaixonando pela menina negra, com isso alguns assuntos são debatidos, como a questão da auto – estima das crianças que são negras e o mais importante a igualdade racial.

2. Luana, A menina que viu o Brasil Neném – Oswaldo Faustino, Arthur Garcia e Aroldo Macedo

Este livro tem como objetivo apresentar a história de Luana, que tem 8 anos e adorar lutar capoeira, bem como gosta muito dá história do descobrimento do Brasil. Com o seu berimbau mágico a menina é capaz de viajar e levar o leitor a conhecer outras épocas e momentos, além de apresentar lugares, sempre mostrando como é rica a cultura do Brasil, além de se atentar para a importância das diferentes etnias que existem por aqui.

3. O Menino Marrom – Ziraldo

O Menino Marrom tem como objetivo contar a história de amizade que existe entre dois meninos, um de cor negra e o outro de cor branca, traçando a convivência aventureira das crianças ao longo de suas vidas, enfatizando as diferenças humanas, mostrando como o preconceito acaba aparecendo em alguns momentos.

4. Lendas da África – Júlio Emílio Brás

Este livro apresenta fábulas que são típicas dá África, para a leitura de pessoas de todo o mundo. Nestas histórias o autor tenta mostrar o folclore africano, além colocar valores que são do ‘’tempo em que os animais falavam’’, com as crianças.

5. Terra Sonâmbula – Mia Couto

Este livro se trata do primeiro escrito pelo autor africano, é que está entre os doze melhores romances do continente no século passado. Nesta estória de muita emoção que apresenta o encontro de um menino que não apresenta memória e um velhinho que se encontra perdido pelo mundo. A autora faz uma mistura que simboliza as tradições da cultura e a história propriamente dita moçambicana.

6. Meu avô um escriba – Oscar Guelli

Está história acaba se passado no continente Africano, de forma mais precisa no Egito. Com isso o pequeno Tatu que é neto do escriba. Desta forma a convivência com o seu avô, irá fazer com que o menino possa aprender cálculos, e o mais importante ter contatos com tradições mais antigas dos seus pais, se preparando assim para que um dia possa vir a se torna um escriba.

7. O cabelo de Lelê – Valéria Belém

Lelê é uma menina linda negra, que não se agrada muito com o seu cabelo que possue muitos cachos. Com isso um livro faz com que a mesma passe a entender de forma mais clara a suas origens e principalmente do seu cabelo, fazendo com que desta forma ela possa valorizar de a sua beleza.

8. A varanda do Frangipani – Mia Couto

Este romance policial de Moçambique, se faz marcado por expressões criadas pela própria autora, que é nascida no próprio pais onde a trama acaba se desenvolvendo. Na história o violento colonialismo é superado pela forma do pais se reerguer desta marca histórica.

9. Bia na África – Ricardo Dregher

Este livro faz parte da coleção conhecida como “Viagens de Bia”, que mostra as viagens de Bia por diferentes países do continente Africano, nesta aventura a garotinha acaba conhecendo curiosidades e histórias dos povos e dos seus antepassados.

10. Avódezanove e o segredo do soviético – Ondjaki

Em Luanda que é a capital de Angola, na África as obras de um mausoléu acabam sendo feitas por soldados que ameaçam o desalojar moradores, e as crianças são as primeiras a notarem qual o verdadeiro objetivo dos soldados.

FONTE: CANAL DO ENSINO

Você pode gostar...

Comente esta postagem

1 Resultado

  1. Adorei as sugestões dos livros mencionados, porém só quero avisar que O escritor É Mia Couto ele é escritor, nas resenhas refere-se a ele como se ele fosse escritora eu tive está impressão, mas posso tb estar errada ..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *