Expectativas de Aprendizagens para a Educação Étnico-Racial

A Secretaria Municipal da Educação (SME) de São Paulo apresenta este documento, resultado de um processo de construção de saberes sobre a temática étnico-racial em conjunção dialógica com vários setores da comunidade escolar, entre professores, coordenadores pedagógicos, diretores da rede municipal e segmentos de movimentos sociais.

Com relação a setores de movimentos sociais dedicados à educação, destaca-se a atuação do movimento social negro de São Paulo, que, desde meados dos anos 80, sobretudo após a redemocratização política do País, em 1985, não tem medido esforços para o desenvolvimento de uma educação mais representativa de todos os grupos sociais na construção da sociedade brasileira. Neste sentido, nas últimas duas décadas, a SME avançou na execução de projetos educacionais inovadores, ainda que pontuais, conduzidos por professores da rede comprometidos com o ideário de justiça social.

A aspiração da SME pela escola cidadã, mais inclusiva e socialmente mais justa com todos os grupos sociais, em especial o segmento afro-brasileiro, tem uma história demarcada no tempo e espaço. A partir de 2007, a Secretaria, em sintonia com a sociedade e sentindo a necessidade de avançar nessas discussões, tematizando a prática, publicou o Comunicado nº 982, de 22 de maio daquele ano, convocando professores para compor o Grupo Referência “Diálogos sobre Diversidade ÉtnicoRacial e Cultural”. Foram dois os objetivos básicos da formação desse grupo: 1) formar professores para que pudessem exercer o papel de multiplicadores na rede municipal de ensino, e 2) contribuir para a elaboração das diretrizes norteadoras do documento “Orientações Étnico-Raciais e Culturais” a ser disponibilizado na rede municipal de ensino.

DOWNLOAD AQUI


FONTE: Texto retirado do referencial – Arquivo encontrado e disponibilizado para download pela SME de São Paulo

 

Você pode gostar...

Comente esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *